DAVID UIP - SP


Pró-Sangue realizou “semana doce” para o doador de sangue


//Atrações culturais e distribuição de lanches e docinhos estão entre as atividades que visaram aumentar os estoques de sangue; Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi celebrado em 25 de novembro
//A Fundação Pró-Sangue, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizou a Semana do Doador de Sangue 2017, em alusão ao o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A Pró-Sangue aproveitou a data mais importante da hemoterapia brasileira para aumentar os estoques dos bancos, que estão 60% abaixo do patamar indicado.
A reversão desse cenário depende diretamente do aumento da doação e coleta nos postos da Fundação. Durante a Semana do Doador de Sangue, a fundação recebeu os doadores com “mais doçura”. Para incrementar o lanche do doador, a Fundação contou com o apoio da Bauducco e da Hyde Alimentos (suco Mupy).
O diferencial para esse ano foram o toque sweet na bandeja do doador, com a presença de docinhos dos mais variados sabores distribuídos ao longo da semana (até o término do estoque), dentre os quais encontraram-se os macarrons da Folie, os bem-casados da Dona Dêola, os pasteizinhos de nata da Padaria da Esquina, o sorvete artesanal do Habib´s, as mini-gelatinas da Gelliway da Meiway, os pãezinhos-de-mel e bolinhos da Casa Suíça, das balas de coco recheadas Paula Jabbor, bem como dos bem--casados do Amor Gourmet (o melhor bem-casado de São Paulo pela Handcrafted) e os brownies da Le Délice.
Entre as atrações culturais confirmadas para esse ano, encontraram-se: a apresentação dos corais da Pró-Sangue, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana; a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda; o projeto Leitura na Grama idealizado pela doadora Amanda Ribeiro; a apresentação do Criar e Tocar (cantores Diego Zulupa e Roy Lima) o pocket show de Bob Lee, cover do Elvis Presley; o show dos Mágicos Solidários e do Mágico Close-Up (ilusionista Gilberto Banin); além da apresentação do Play Beatles, da Trinca Acústica e da dupla sertaneja Renan Costa e Cristiano. Para homenagear os doadores, a Pró-Sangue contou nesse ano com a parceria da Vult, da PPI Brasil, da Nutty Bavarian, da Editora Abril, da Fresenius, do Ponto C/Confebrás, da Giovanna Baby, da G Hair, da Roche, da Embaixada Ativista Pela Paz, da Só Marcas, da SMM Acessórios e da unidade Barueri do Instituto Embelezze.
Os postos também foram decorados, por meio de parcerias com a Giuliana Flores, Balões São Roque, Balão Cultura, Flores Vip, Floricultura Ezio, Bambalalão (balões metalizados com gás hélio) e Esquadrão dos Balões, além do painel interativo da 3M, onde o público pôde deixar seu recadinho para os doadores.
A divulgação do evento contou com o apoio estratégico da JCDecaux (relógios de rua), Rádio BandNews FM (estúdio móvel), do Teatro Folha e da Rádio Nativa (pedágio nos postos externos), além das peças criadas pela agência Betc/Havas.
Dados sobre doação Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de doadores de sangue no Brasil ainda é bem tímido, não chegando a 2%. É necessário aumentar essa base, de modo a garantir um abastecimento confortável a todos os hospitais e instituições que fazem parte da rede pública. No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,7 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou quase 5 milhões de doação nos seus 33 anos de atuação, que resultaram na produção de aproximadamente 12 milhões de hemocomponentes. Por ano, a instituição recebe cerca de 150 mil candidatos.
O posto Clínicas da Pró--Sangue fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes; e nos 1º e 3º domingos de cada mês, das 8 às 13 horas.
O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Para horário de funcionamento dos demais postos acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx.
Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no Facebook/prosangue.