O mês de abril marca o Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho. Também este abril registra sete meses do acidente na Multiteiner, que matou nove trabalhadores e feriu 28. Empresa fica em Itapecerica da Serra (Grande SP).
Na tentativa de esclarecer as causas do acidente fatal e punir os responsáveis, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, dia 26, no Dieese, SP.
Gilberto Almazan, presidente da entidade, cobrou da Superintendência Regional do Trabalho em SP o relatório de fiscalização do acidente. “Até o momento, não recebemos esse relatório. Enquanto isso, a empresa só nos enviou quatro Comunicações de Acidente de Trabalho. E apenas uma de vítima fatal”, critica o sindicalista.
Marinho se comprometeu a acompanhar o caso e cobrar a resolução junto ao novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de SP, Marcus Alves de Mello.
Outro ponto abordado foi o sucateamento da Gerência Regional do Trabalho de Osasco. Almazan reclama: “Já tivemos 28 fiscais, mas hoje, em Osasco, tem só quatro auditores. Três de legislação e um que fiscaliza acidentes”.
Segundo o ministro do Trabalho, estão em execução procedimentos pra amenizar a questão da carência de auditores, como também um plano pra otimizar a atuação dos atuais fiscais.
Dia 28 – O ministro confirmou presença em Osasco, na atividade que marca o “Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho”, dia 28, às 10 horas. O evento, na sede do Sindicato, visa também fortalecer o papel do Ministério do Trabalho.
Mais – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.
Adicionar comentário