Sindical

Lula, Biden e Centrais tratam de trabalho decente

Encontro pode definir políticas de proteção aos trabalhadores em âmbito global

Os presidentes de Centrais brasileiras participam hoje (20), em Nova Iorque, do lançamento de plataforma global idealizada por Lula e Biden pra promover o trabalho decente. Previsto para às 13h30 (horário local). Participam Força, CUT, UGT, CTB, Nova Central, CSB e a AFL-CIO.

A plataforma é proposta conjunta dos governos Brasil-EUA, pra combater a precarização. Tem apoio da Organização Internacional do Trabalho, cuja bandeira principal é o trabalho decente.
Na terça (19), os dirigentes brasileiros participaram da abertura da Assembleia Geral da ONU.

Em sua fala, Lula expressou confiança na capacidade humana de evoluir a uma convivência harmoniosa. Mas relembrou que muitos problemas persistem. “A fome, tema da minha fala neste Parlamento 20 anos atrás, atinge 735 milhões pessoas. Elas vão dormir esta noite sem saber o que comer amanhã”, alertou. Ele bateu na crescente desigualdade global – os 10% mais ricos detêm mais riqueza do que os 40% mais pobres. E arrematou: “Pra vencer a desigualdade, falta vontade política dos que governam o mundo”.

Biden – A atividade de hoje (20) está sendo chamada de “Parceria Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século 21″. Também deverá ser lançado documento sobre eventual Coalizão Global pelo Trabalho, em defesa da liberdade sindical, garantias aos trabalhadores por aplicativo, entre outras medidas.

O trabalho decente é discutido pelos dois Presidentes há meses. Em agosto, por meio de telefonema, decidiram aproveitar a agenda da Assembleia Geral da ONU pra lançar a parceria, informa o secretário de Assuntos Multilaterais do Itamaraty, Carlos Marcio Cozendey.

O objetivo é defender os direitos trabalhistas, em âmbito global. O Século 21 introduziu outras formas de trabalho precárias, como a dos trabalhadores por aplicativos. Biden e Lula esperam adesão de outros países, para que promovam ações de apoio ao trabalho decente.

Desde a campanha presidencial, Biden combate a precarização, que deverá ser uma das suas bandeiras visando à reeleição, em 2024. No Brasil, o Lula busca avançar na regulação de direitos aos trabalhadores nos Aplicativos.

 

MAIS – www.cut.org.br – Telefone (11) 2108 9200.

Por Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade