Dia 25, quinta, a cidade de São Paulo completará 470 anos. O município tem cerca de 500 mil empregados no comércio, informa o Sindicato da categoria (filiado à UGT), presidido por Ricardo Patah.
Na data do aniversário, muitos estabelecimentos devem funcionar. Por causa dessa demanda, típica de uma metrópole, o Sindicato dos Comerciários conquistou garantias e ganhos aos trabalhadores em lojas, shoppings, supermercados, revendas de veículos e outros locais.
Vantagens – A Agência Sindical entrevistou o dr. Cristovam Quini Vilcher, um dos advogados do Sindicato. A ida ao trabalho, nos dias feriados, é opcional, ele esclarece. “Mas, se trabalhar, o empregado tem direito a vantagens adicionais”, pondera.
O pagamento em dobro é garantido em Lei e reafirmado na Convenção Coletiva de Trabalho. No setor varejista, o empregado também tem direito ao vale-transporte cheio (sem desconto), mais vale-refeição de R$ 50,00, nas empresas com até 100 funcionários; nas acima de 100, esse VR é de R$ 63,00.
Férias – Há benefícios negociados em todos os segmentos. O dr. Cristovam explica que, “se durante a vigência da Convenção o empregado trabalhar mais de três feriados, ele faz jus a dois dias extras de folga ao final do período das férias”.
MAIS – Site dos Comerciários
Adicionar comentário