Sindical

Sindicalismo perde Chicão

Com imensa tristeza, vimos informar a morte de Francisco Cardoso Filho, Chicão, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região de 1987 a 1994. Faleceu ontem, 21 de abril, Dia do Metalúrgico. Ele estava com 94 anos.

Em abril passado, em justa homenagem à sua trajetória, o Sindicato inaugurou no Clube de Campo o Memorial dos Metalúrgicos Francisco Cardoso Filho. Foi um momento de forte emoção. Ele, embora com a saúde já debilitada, fez questão de comparecer à inauguração do Memorial, ocasião em que reviu fotos e documentos que registram sua atuação em lutas e mobilizações metalúrgicas.

Josinaldo José de Barros Cabeça, atual presidente do Sindicato, afirma: “Chicão sempre será nosso líder, nossa referência, nosso farol. Foi um dirigente muito ativo e corajoso. Todos os que estão no Sindicato hoje, de um modo ou de outro, aprenderam com Chicão. Seja pelo contato direto com ele, seja por seu histórico de luta e coragem”.

Além de sindicalista, Chicão foi vereador em Guarulhos por um mandato, de 2000 a 2004. Na vida política, foi um atuante defensor da democracia, participando das Diretas-já, das mobilizações na Assembleia Nacional Constituinte e da luta pela redemocratização, pós-ditadura.

Velório – Será no Primaveras I, Sala Paz, a partir das 9h30. Sepultamento no Primaveras 1, às 15h30. Avenida Otávio Braga de Mesquita, 3.535, Taboão, Guarulhos.

Por Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade