Às 18 horas desta quarta, dia 7, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região lança, na subsede de Taboão da Serra, o documentário “Um grito por Justiça”. Em vídeo, a peça retrata o acidente de trabalho que matou nove pessoas (sete mulheres) e feriu outras 28 na empresa Multiteiner, em Itapecerica da Serra, dia 20 de setembro de 2022.
A exibição ocorrerá em Taboão porque é onde fica a subsede mais próxima do local da tragédia. Quase dois anos depois do acidente, o Ministério Público do Trabalho ainda investiga, mas sem um laudo conclusivo.
Objetivo – “O vídeo, de 15 minutos, visa denunciar o episódio e sensibilizar os órgãos públicos”, afirma Gilberto Almazan (Ratinho), presidente do Sindicato. Segundo o sindicalista, o órgão ainda não foi conclusivo. Tampouco pleiteou ação civil na Justiça ou mesmo sugeriu Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Entre as vítimas fatais apenas uma era registrada em Carteira. Das 28 pessoas socorridas, só três tinham registro formal. Fiscalização constatou que cerca de 150 trabalhadores eram contratados como PJ ou autônomos – vale dizer, ilegalmente.
Ante a impunidade na Multiteiner, o Sindicato de Osasco publicou em 26 de setembro de 2023 Carta Aberta ao presidente Lula. Nela, a entidade critica que, um ano pós-acidente, o episódio seguia “sem solução e responsabilização”. O Sindicato acrescentou que “a empresa descumpre a legislação ambiental, as normas trabalhistas, não tem licenças e alvarás de funcionamento, mas mesmo assim segue na ativa”.
MAIS – Site dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Ou ligue 3651.7200. Subsede Taboão – Rua Ribeirão Preto, 397, Vila Iasi, Taboão da Serra, SP. Ligue 4137.5151.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário