ADIS ABEBA, Etiópia – Na mais recente ação da Etiópia para capacitar as mulheres, o parlamento do país instalou na quinta-feira como presidente da Suprema Corte, a ativista dos direitos das mulheres, Meaza Ashenafi, cujas conquistas foram defendidas em um filme promovido pela estrela de Hollywood Angelina Jolie.
Meaza Ashenafi foi juiza do Supremo Tribunal da Etiópia de 1989 a 1992 e, em seguida, consultora de uma comissão para redigir sua nova constituição. Ela também fundou a Ethioepian Women Lawyers Association e ajudou a criar o primeiro banco para mulheres no país, o Enat Bank.
Seu caso mais famoso, no entanto, foi transformado no filme “Difret”, do Ethio-pian 2014, que foi promovido por Jolie como produtora executiva e ganhou o prêmio World Cinematic Dramatic Audience no Festival de Cinema de Sundance de 2014.
O filme é baseado em um processo judicial, julgado por Meaza, que resultou na proibição da tradição de sequestrar noivas em Ethiopia.
Em 1996, Aberash Bekele, 14 anos, foi sequestrada a caminho de casa da escola por um homem que pretendia se casar com ela. Ela escapou com um rifle e atirou em seu seqüestrador. Ela foi então acusada de assassinato.
Meaza conseguiu derrubar as acusações e desencadeou um debate público sobre a antiga tradição da Etiópia de sequestrar meninas como noivas.
Meaza foi escolhida para chefiar o tribunal pelo novo primeiro-ministro reformista da Etiópia, Abiy Ahmed, que tomou uma série de medidas para aumentar o papel das mulheres no que é amplamente descrito como uma sociedade patriarcal.
Ao apresentá-la ao parlamento, Abiy disse que melhoraria a capacidade do tribunal de implementar reformas no país e as exigências da justiça e da democracia.
“Fiz a indicação com a firme convicção de que ela tem a capacidade necessária, com sua vasta experiência internacional em mente”, disse ele, segundo a Reuters. O parlamento aprovou a candidatura por unanimidade.
Em 16 de outubro, Abiy reformulou seu gabinete e, em um movimento sem precedentes, nomeou mulheres para metade dos cargos ministeriais. As mulheres agora possuem cargos importantes, como defesa e segurança interna. Na semana seguinte, ele indicou a primeira presidente do país.
Desde que chegou ao poder em abril, Abiy empreendeu uma série de reformas, nomeadamente libertando milhares de presos políticos, convidando os líderes da oposição exilados e prometendo abrir a economia.
Paul Schemm
Adicionar comentário