Sindical

CNTA debate Previdência e MP 873 em Assembleia Nacional da categoria

Artur Bueno de Camargo preside a Confederação e integra o FST. Reprodução: Agência Sindical

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins reunirá hoje (12), em São Paulo, Federações, Sindicatos e trabalhadores em Assembleia Nacional da categoria. O encontro debaterá os impactos da reforma da Previdência encaminhada por Bolsonaro ao Congresso Nacional, além dos efeitos danosos ao sindicalismo da Medida Provisória 873.

Agência Sindical ouviu Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA. Ele antecipou que a reunião também terá presença das assessorias jurídicas. “Nós queremos debater a questão do custeio sindical, principalmente após a Medida Provisória 873. A MP ataca diretamente as entidades”, explica.

Artur avalia que a atitude do governo parece mais uma vingança do ex-deputado Rogério Marinho, que foi o relator da reforma trabalhista de Temer em 2017 e não conseguiu se reeleger pra um novo mandato na Câmara.

“Está claro que a questão é ferir de morte as entidades sindicais, que são o único instrumento de defesa do trabalhador. Após a reforma trabalhista, os Sindicatos conseguiram, através das assembleias, resolver em parte a questão da arrecadação. E isso levou a governo a retaliar”, comenta.

Previdência – Artur Bueno também falou sobre a reforma. “É urgente esclarecer os trabalhadores sobre essa maldade. Se a reforma for aprovada, muitos trabalhadores não conseguirão mais se aposentar”, aponta. Ele ressalta que a mulher será a principal vítima da reforma de caráter neoliberal.

“O Brasil passa por uma crise jamais vista. O desemprego é muito alto. Não existe, no cenário atual, possibilidade do trabalhador permanecer 40 anos ininterruptos no mesmo emprego. Então, quem vai conseguir se aposentar?”, questiona o dirigente.

Para o sindicalista, a união contra os ataques à aposentadoria é fundamental. “Deixa de ser uma luta de categoria e passa a ser uma luta de classe. Toda a sociedade será afetada se esse projeto passar. Por isso, é importante esclarecer os trabalhadores e outros setores sociais”, destaca Artur.

Assembleia – A Assembleia Nacional da CNTA será hoje (12), das 10 às 17 horas, na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo. O endereço é rua Conselheiro Furtado, 987, Liberdade, São Paulo.

 

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade