Sindical

Del Roio avalia ao Repórter Sindical na Web os 55 anos do golpe de 1964

Escritor e dirigentes sindicais durante lançamento do livro 1º de Maio - Dia do Trabalhador, em 2016. Reprodução: Agência Sindical

Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical, recebe hoje (3) o escritor, pesquisador e ex-senador José Luiz Del Roio. No programa, ele avalia os efeitos do golpe de 1964, que derrubou o governo do presidente nacionalista João Goulart (PTB).

A partir de 1968, quando o regime fechou o cerco aos movimentos sociais e à oposição, o então estudante da USP optou pela luta armada. Ao lado de Carlos Marighella, participou da fundação da Ação Libertadora Nacional (ALN).

Com o aumento da repressão, exilou-se no Peru; em seguida, foi para o Chile, onde trabalhou no governo de Allende e viveu seu segundo golpe militar, em 1973. Del Roio também participou de arriscada operação para recepcionar documentos históricos do PCB enviados sigilosamente à Europa. Retornou ao Brasil após a Anistia, promulgada em 1979. Tais documentos deram base à primeira edição de seu livro, em 1986, “1º de Maio – Cem Anos de Luta”, pela Global Editora e Oboré.

Anos depois, ele fez carreira na Itália, onde se elegeu senador e também foi deputado no Parlamento Europeu por dois mandatos.

O escritor lançou também o livro “A greve de 1917: Os trabalhadores entram em cena”, sobre a paralisação de 35 dias, em São Paulo. Pela editora Alameda Casa Editorial,

ASSISTA – O Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical e na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD); às terças, em Brasília, na TVComDF, Canal 12 da NET.

Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.

Mídias – O programa também pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, posteriormente, no canal do YouTube da Agência Sindical.

 

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade