Filho de Conceição do Piancó, Paraíba, o sindicalista Antonio de Sousa Ramalho encerra nesta quarta (28), no Repórter Sindical na Web, a série de programas com dirigentes nordestinos. Ele preside o Sindicato da Construção Civil de SP e é um dos dirigentes nacionais da Força Sindical.
ASSISTA – O Repórter na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical, e, das 17 às 18 horas, na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD). O programa também é transmitido pela Rádio Web Agência Sindical.
HISTÓRIA – Filho de roceiros, Antonio de Sousa Ramalho desembarcou na Capital paulista em 1968. Seu caminho profissional – e de muitos com sua origem social – foi a construção civil, onde começou como servente.
Enquanto trabalhava duro, o jovem paraibano fazia cursos e ampliava sua capacitação. Com esse esforço, se formou Engenheiro Civil, galgando também posições profissionais, sociais e políticas – Ramalho foi deputado em São Paulo, por duas Legislaturas, pelo PSDB. É membro da Ordem dos Parlamentares do Brasil.
Entre os muitos títulos recebidos pelo sindicalista estão: Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho; Grã-Cruz da Ordem “do Mérito Cívico e Cultural”, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística; Destaque do ano da Promoção da Segurança e Saúde do Trabalhador; e Amigo do Advogado, recebido da Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Barueri.
Em agosto, entrevistamos dirigentes que nasceram em Estados do Nordeste. O primeiro foi o potiguar Francisco Soares de Souza, presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas. Em seguida, o pernambucano Ari Galdino, líder dos Marceneiros de SP, e Maria Auxiliadora, paraibana e presidente do Sindicato dos Empregados em Fábricas de Brinquedo.
Sobre o preconceito manifestado por Bolsonaro, Ramalho afirma: “A Construção Civil tem muitos nordestinos. Ajudamos a construir cidades. Tenho muito orgulho de ser do Nordeste. Povo aguerrido e trabalhador. Só quem não conhece o Brasil pode pensar mal dos nordestinos”.
Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.
OUTRAS MÍDIAS – O Repórter Sindical na Web pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, depois, no canal da Agência Sindical no YouTube.
Agência Sindical
Adicionar comentário