Sindical

Associação Brasileira de Imprensa reforça presença no Estado de SP

Ricardo Carvalho fala ao jornalista João Franzin, que volta a se associar à ABI. Foto: Agência Sindical

Dia 8, a Agência Sindical recebeu o jornalista e cineasta Ricardo Carvalho, representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em São Paulo.

 

Em entrevista a João Franzin, coordenador da Agência, Carvalho destacou as jornadas da Associação  por democracia, liberdade de expressão e de imprensa, exercício do jornalismo e pela integridade dos profissionais da área.

 

O diretor da seccional paulista também falou sobre ações recentes da ABI, que mobilizaram amplos setores sociais, em defesa do jornalismo e do Estado de Direito.

 

• Centenária
“A ABI existe há 111 anos e tem uma tradição muito forte de luta pela liberdade de imprensa e pelo profissional da área, sem ter a característica sindical. O Sindicato já cumpre esse papel.  E até por conta de não ter caráter sindical é suprapartidária. Há vários patrões que são nossos associados”.

 

• Retomada
“Nos últimos seis anos, a ABI viveu um período errático. Agora, depois de muito esforço, ela retoma sua trajetória de ser um ambiente de debates. Inclusive, hoje temos endereço em São Paulo, no Centro de São Paulo, junto ao Sindicato dos Jornalistas”.

 

• Ações
“Os membros da direção e conselho da ABI têm atuado com firmeza contra a postura do presidente Bolsonaro de ameaçar jornalistas e a imprensa em geral. No Rio de Janeiro, fizemos ato com milhares de pessoas em solidariedade ao jornalista do Intercept Brasil, Glenn Greenwald, e, claro, em defesa da liberdade de imprensa”.

 

• Unidade
“Os brasileiros têm tantas questões a enfrentar, como a trabalhista e a ambiental. Por isso, temos que reagir. Mas é difícil avançarmos com um País dividido. Penso que a ABI talvez possa unir essas pessoas e fazer oposição consistente a fim de barrar tantos ataques”.
• Ampliar associação

“Lançamos campanha de associação em São Paulo. É só acessar nosso site www.abi.org.br e aderir. A mensalidade de R$ 40,00 mantém nossa estrutura mínima. No Rio de Janeiro, sede nacional, temos forte tradição democrática em defesa da liberdade de expressão e apoio às lutas cidadãs. Queremos que essa tradição se firme também em São Paulo”.

 

MAIS – A entrevista você assiste no Vídeo da Semana, da Agência Sindical, em breve.7

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade