Política

Prefeitura de SP organiza votação para eleger representantes de Comitê sobre políticas para população em situação de rua

Pessoas formam fila pra votar em representantes da população em situação de rua. — Foto: Divulgação/SMDHC

Neste sábado (8) serão escolhidos cinco representantes que vivem ou já viveram em situação de rua e quatro titulares de organizações que trabalham com a temática.

A Prefeitura de São Paulo organiza uma votação neste sábado (8) para eleger os representantes da sociedade civil que farão parte do Comitê Intersensorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua. O objetivo do grupo é discutir o acesso de pessoas em situação de rua às políticas públicas de saúde, habitação e empregabilidade.

O comitê foi criado em 2013 e é formado por 18 representantes e 18 suplentes do governo municipal e da sociedade civil. Os integrantes da gestão municipal são escolhidos pelas secretarias, enquanto que os 9 integrantes e respectivos suplentes da sociedade civil serão escolhidos com base no resultado da votação. Cinco representantes serão pessoas que estão em situação de rua, ou que já estiveram em tal condição, e 4 serão representantes de organizações que trabalham com a causa.

Moradores de rua se protegem do frio no centro de São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1
Moradores de rua se protegem do frio no centro de São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1

“O comitê ajuda a construir o plano para a política da população de rua, onde a gente vai indicar as ações que a Prefeitura de São Paulo tem que fazer. A gente também acompanha se essas políticas estão sendo feitas, ou não, monitora e avalia. Esse tema é muito importante, principalmente, dentro desse contexto do aumento dessa população”, diz coordenadora de Políticas para População em Situação de Rua, Giulia Patitucci.

Os eleitores poderão votar em um representante da população de rua e um de organizações sociais. O mandato possui duração de dois anos. Para votar é necessário ter mais de 16 anos, apresentar documento oficial de identidade com foto e ir até um dos sete locais de votação (veja abaixo) das 9h às 17h no dia 8 de fevereiro.

Locais de votação:

Centro
Centro Pop Santa Cecília – Rua Mauá, 36
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Rua Líbero Badaró, 119

Norte
Centro Pop Santana – Rua Banco das Palmas, 361

Sul
Subprefeitura Santo Amaro, Praça Floriano Peixoto, 54

Leste
CREAS São Mateus – Rua Ângelo de Cândia, 964
Subprefeitura Mooca – Rua Taquari, 549

Oeste
SAS Lapa – Rua Caio Graco, 421

Beatriz Borges, G1

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade