Variedades

Tem bloqueio para aprender inglês? Este pode ser o problema

Dificuldade de aprendizado: as emoções podem prejudicar os alunos (JGI/Jamie Grill/Getty Images)

As emoções têm uma influência relevante nos processos cognitivos, incluindo percepção, atenção, aprendizagem, memória, raciocínio e resolução de problemas.

As emoções influenciam particularmente a atenção, a seleção que fazemos para o que daremos foco e como agiremos. Portanto, não existe processo de aprendizagem de idioma estrangeiro sem emoções envolvidas.

A questão é que tipo de emoções sentimos quando estamos estudando ou usando um idioma estrangeiro em reuniões. Se elas forem negativas, como o medo, limitarão nosso foco para a ameaça que elas causam. Desta forma, a retenção do conteúdo na memória de longo prazo será muito baixa ou inexistente.

Por outro lado, se elas forem positivas, ampliarão nosso repertório de pensamentos e ações combinados. As emoções positivas atuam em nossa memória e nos permitem ter uma visão mais ampla, fazer conexões, mudar nossos pensamentos, ser mais criativos e tudo isso eleva nosso potencial de aprendizagem. As emoções positivas mais frequentes são:

  • Passado satisfação, contentamento, realização, orgulho e serenidade
  • Presente alegria, êxtase, tranquilidade, entusiasmo, prazer e flow
  • Futuro otimismo, esperança, fé, confiança e segurança

Caso as emoções negativas estejam no seu caminho, criando barreiras, será preciso que o aluno faça um mergulho interior e observe quais emoções sente em aula e quando tem de se comunicar no idioma estrangeiro.

Tags

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade