O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e Região (UGT) tem conseguido na Justiça que multas de ações coletivas revertam em doações de alimentos.
Para o Sindicato, se a origem do problema está em empresas de sua base, é justo que o produto das multas beneficie a população local e não entidades de fora.
O Sincomerciários fez o pleito, a Justiça acatou e, em um único acordo, cinco toneladas foram entregues à Assistência Social do Município, que distribui os gêneros.
Para Walter dos Santos, presidente, esse é também um meio do sindicalismo ajudar no combate à fome. “Exigir os direitos de nossos representados não exclui outras formas de luta”, ele diz. Há outros acordos a caminho. O dirigente comenta: “Confio que nosso Jurídico e as empresas cheguem a bom termo. O que seria pago em multa vira cesta básica. Até porque tem muita gente passando fome”.
O advogado Jorge Bascegas esclarece que, frente à não-renovação da CCT, o Sindicato ingressa com ação, na qual pleiteia multa por dano coletivo. As cinco toneladas, conta, foram destinadas, pelo Fundo Social, a restaurantes que alimentam moradores de rua e outras pessoas em extrema necessidade.
MAIS – Acesse o site do Sincomerciários de Guarulhos.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário