Recém-chegado aos 47 anos, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente no Estado de São Paulo organiza a campanha salarial. Com 12,5 mil trabalhadores diretos e 10 mil indiretos, o Sintaema já apresentou a pauta aos empregadores, como Sabesp, Cetesb, Fundação Florestal e outras. A data-base é 1º de maio.
A entidade, filiada à CTB, é presidida pelo agente de saneamento ambiental José Antonio Faggian, na Sabesp desde 1998, concursado. A abertura de novos concursos é um dos itens da pauta da categoria. A Sabesp já chegou a ter 22 mil empregados.
Além dos concursos, a categoria reivindica reposição das perdas pelo INPC, ganho real e garantia dos direitos na Convenção Coletiva.
José Antonio relaciona ações importantes do Sindicato nesses 47 anos, entre as quais o fim do Piso do Interior, 20% abaixo do que se pagava na Capital. O Piso hoje varia por empresa, como também muda o valor da cesta básica.
Cívismo – Uma das marcas do Sintaema, nesses 47 anos, aponta o presidente José Antonio, é sua postura cívica, de engajamento das lutas sociais, solidariedade às demais categorias e busca da unidade da classe trabalhadora. A entidade participará da Conclat, dia 7 de abril.
Água – O Sintaema completou 47 anos em 21 de março, um dia antes do Dia Mundial da Água. José Antonio Faggian alerta: “O Brasil trata mal a água, devasta florestas e contamina mananciais. Isso tornará a água cada vez mais escassa e cara”.
MAIS – Acesse o site do Sintaema.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário