A live da Agência Sindical quarta, 30, tratou de Advocacia e Democracia. O convidado foi Oscar Azevedo. Ele preside a Federação Nacional dos Advogados, milita na advocacia trabalhista e tem um histórico ligado aos direitos humanos.
O jornalista João Franzin conta: “Me deu mal-estar ver a Polícia Federal dar incertas em casa e escritório de advogados. Achei um ato de força”. Daí, o convite ao dr. Oscar pra falar de Advocacia e Democracia.
O Artigo 133 da Constituição diz: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
Afora defender o cliente, o advogado tem atuação social quando, sem cobrar honorários, assiste pessoas sem recursos. O profissional da advocacia ajuda o Estado, por exemplo, quando numa ação trabalhista quando consegue recolher FGTS e verbas previdenciárias.
Ditadura – A frente ampla contra a ditadura teve forte participação de advogados. Basta lembrar a Carta aos Brasileiros, lida das Arcadas, em SP, em agosto de 1977, pelo professor Goffredo Teles Júnior, da Faculdade de Direito.
Mais – Clique aqui e leia a matéria completa.
Agência Sindical
Adicionar comentário