Lixos de diversos materiais e todos os tamanhos foram retirados da praia do Bogary, na Ribeira, por alunos do Colégio da Polícia Militar da Ribeira, nesta sexta-feira (22), durante a ação coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e a ONG Rede Mar, em comemoração ao Dia Mundial da Água. ‘O Mar não está para plástico’ é o tema da campanha, iniciada em fevereiro e que já contou com a participação de mais de 150 voluntários.
O presidente da ONG Viva Mar, William Freitas, diz que a ação com o Colégio Militar surgiu para comemorar o Dia Mundial da Água e também pela proximidade do colégio com a praia. “Nós já tínhamos o objetivo de trazer essa temática para dentro das escolas da Rede Pública. Este trabalho é diferente do feito pelos catadores de recicláveis. Mesmo após o trabalho do poder público e da coleta dos recicláveis pelos cooperativados, a praia continua suja, com resíduos de microplástico, que podem demorar até 600 anos para se deteriorar, impactando na fauna e na flora marinha”.
Para a diretora-pedagógica do CPM-Ribeira, Ana Carine Morais, a escola tem uma função social. “Além dos muros da escola, existe a vivência e esta ação casa com um projeto que a gente está desenvolvendo, que é o Conexão Vida e Meio Ambiente. Estamos exercitando isso na prática, os alunos se tornam referência e multiplicadores do que estão aprendendo aqui. Eles vão ensinar seus amigos e familiares a identificar o microlixo e a comunidade como um todo. Então é uma aula de campo, que tem um valor enorme, a gente está saindo da teoria e indo para a prática, formando os nossos alunos”.
A aluna do primeiro ano, Elisabeth Barros, 14 anos, afirmou que se sente bem participando da limpeza da praia. “A gente olhando assim, parece que a praia está limpa, mas quando chegamos perto, passamos a peneira, descobrimos o tanto de lixo que tem na areia. São tampas de garrafa, pontas de cigarros, e eu estou me sentindo muito bem ajudando a fazer essa limpeza”.
Para participar dos mutirões de limpeza e conscientização, os interessados podem se cadastrar preenchendo o formulário online no endereço https://goo.gl/brtHkT A partir dos mutirões serão formadas as redes de guardiões das praias de Itapuã, Boa Viagem e Buracão, que são foco da primeira etapa do projeto. O comerciante Sid Andrade foi com o filho de dois anos comprar peixe, viu e aprovou a iniciativa. “A gente vive aqui, vem na praia, não é só uma tarefa do poder público manter a praia limpa. E é importante, porque trazemos nossos filhos, é um lugar de recreação.”
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Adicionar comentário