Contratado para conter os incêndios que já arrasaram cerca de 950.000 hectares na Bolívia, o avião-tanque SuperTanker concentrava seus esforços nesta segunda-feira (26) em combater o fogo em Punta Man Césped, leste do país, na fronteira com o Brasil e o Paraguai.
“Estamos fazendo uma intervenção cirúrgica nessa zona. Esperamos conter, apagar, o máximo possível o fogo que temos ali”, informou a jornalistas o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, coordenador do Gabinete de Emergência Ambiental, que opera de Roboré (sudeste).
O avião-tanque está programado para “fazer quatro descarregamentos nessa região”, que é “muito sensível, principalmente para a vida silvestre”, apontou o funcionário.
Após o primeiro descarregamento dos quatro que o SuperTanker deve fazer, “reduziu-se a intensidade do fogo”, informou o ministro da Presidência.
Em seu balanço desta segunda-feira, Quintana reiterou que os incêndios diminuíram de 8.000 para 1.500, embora tenha admitido que muitos incêndios foram intensificados pela mudança na orientação dos ventos.
Os incêndios já atingiram cerca de 950.000 hectares na Bolívia, segundo dados oficiais. Deste total, 35% correspondem a florestas, e 65%, a zonas com arbustos e pastos.
AFP
Adicionar comentário