Em entrevista ao Jornal do Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP, o consultor e analista político, Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), analisa 2023 e crê em avanços próximos, conforme as perspectivas econômicas e políticas. Entrevistado pela jornalista Rita Casaro.
Toninho faz balanço positivo de 2023 e antevê para o próximo período chances efetivas de avanços socioeconômicos. Na sua avaliação, são positivas ainda as expectativas quanto a investimento em infraestrutura e na produção. “O governo tem consciência de que não há crescimento sem engenharia, ciência, tecnologia e inovação. Creio que a categoria dos engenheiros terá grande valorização”, afirma.
Diretor da Consillium Soluções Institucionais e Governamentais, Toninho, como é conhecido no sindicalismo e meio político, é graduado em Jornalismo e mestre em Políticas Públicas e Governo. Foi durante anos diretor do Diap. Publicou vários livros.
O consultor faz a síntese dos primeiros 12 meses do governo Lula: “O copo está mais pra cheio que pra vazio. As perspectivas, mantida essa trajetória, são muito boas”.
Avanços – Afora as medidas estritas no campo econômico, Antônio Augusto de Queiroz cita o acerto da PEC da Transição e a superação da expectativa de que a economia seria um desastre, devido à herança bolsonarista. Ele comenta: “Os indicadores sinalizam geração de emprego e renda, crescimento do PIB, inflação menor e queda nos juros”. Ele também exalta o papel do Presidente Lula. E diz: “Felizmente, o Executivo tem à frente um Presidente com experiência política e capacidade de diálogo, que soube, num ambiente de adversidade, trazer o Congresso para o centro, conseguindo aprovar várias pautas. Entre elas a política de valorização do salário mínimo e o retorno do Mais Médicos.
MAIS – Clique aqui e leia na íntegra.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário