Sindical

Cartilha do Diap ilumina cenário político-eleitoral

Material que auxilia eleitores e candidatos está disponivel no site www.diap.org.br

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar produziu material de orientação a candidatos e eleitores. Antônio Augusto de Queiroz – o “Toninho do Diap” – liderou a equipe que organizou a versão 2022 da Cartilha “Eleições Gerais – Orientações a eleitores e candidatos”. Está disponível no www.diap.org.br

A sindicalista Maria das Graças Costa, presidente da entidade, afirma que “o Diap espera contribuir para: a) qualificar eleitores e candidatos às eleições; b) estimular o debate da democracia e da participação; e c) revigorar valores éticos e morais que devem orientar o exercício das funções públicas”.

A Agência Sindical ouviu Antônio Augusto de Queiroz, segundo quem “a Cartilha sai a cada dois anos, nos pleitos municipais ou eleições gerais”. Um dos objetivos, destaca, “é estimular o voto consciente e a postura correta do postulante ao cargo”. A obra orienta o eleitor e o estimula à participação cívica. Também mostra ao candidato como se portar de forma republicana rumo às urnas.

“Legislação, comunicação, marketing, conduta, táticas, uso das redes sociais, armadilhas eleitorais, discurso que não agrida valores caros à família, tudo isso a Cartilha aborda”, explica o jornalista e também consultor político. Toninho recomenda: Tratar um tema de cada vez; Apresentar propostas; Evitar ataques; Explicitar compromissos; Dizer de que forma conduzirá o mandato.  “Também recomendamos uma carta-compromisso do candidato com o eleitorado”, comenta.

Quanto ao eleitor, a publicação estimula a participação, orienta separar aparência de essência, não se deixar manipular, “pra não ser vítima do discurso e dos chavões da pós-verdade, que, por exemplo, tentam carimbar os progressistas como inimigos da família e da igreja”.

Passado – O jornalista sugere se conhecer o candidato, “com quem andou, o que fez, qual seu comprometimento com a pauta real dos eleitores e sua vocação para o exercício do mandato”.

ACESSE – Clique aqui e leia a Cartilha “Eleições Gerais – Orientações a eleitores e candidatos”.

Por Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade