Percentual refere-se ao período acumulado de 12 meses, conforme aponta
pesquisa do Secovi-SP sobre o mercado de locação na cidade de São Paulo
“Essa variação positiva do aluguel nos últimos 12 meses indica que vivemos um período de ajuste de valores de locação”, avalia Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, acrescentando que o descolamento do IGP-M dos demais índices inflacionários tem provocado um elevado volume de negociação entre proprietários e inquilinos. “O ajuste do valor deve ser feito caso a caso, pois o aluguel varia muito de acordo com o tipo de imóvel, região e preço vigente no mercado.”
VARIAÇÃO DO VALOR MÉDIO COMPARADO COM O IGP-M ACUMULADO 12 MESES
Metodologia
Elaborada pelo Secovi-SP, a Pesquisa de Locação monitora o comportamento do mercado de aluguéis na capital paulista. As informações estão disponibilizadas em valores por m² (área privativa de apartamentos e área construída de casas e sobrados) e estão organizadas em oito grandes regiões: Centro; Norte; Leste (dividida em duas: zona A – que corresponde à área do Tatuapé à Mooca; zona B – outros bairros dessa área geográfica, como Penha, São Miguel Paulista etc.); Oeste (segmentada em duas: zona A – Perdizes, Pinheiros e vizinhanças; zona B – bairros como Butantã e outros); Sul (dividida em duas sub-regiões: zona A – Jardins, Moema, Vila Mariana, dentre outros; zona B – bairros como Campo Limpo, Cidade Ademar etc.).
PRIVATIVA OU CONSTRUÍDA
DADOS POR REGIÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO,
POR NÚMERO DE DORMITÓRIOS E ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Garantias e velocidade de locação
O fiador foi o tipo garantia mais frequente entre os inquilinos, respondendo por 45,0% dos contratos de locação realizados. O depósito de três meses de aluguel foi a segunda modalidade mais usada – cerca de 39,5% escolheram essa forma de garantia. O seguro-fiança foi o tipo de garantia pedido por 15,5% dos proprietários.
O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 28 a 85 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados: 28 a 54 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento: 33 a 85 dias.
Confira a íntegra da Pesquisa de Locação do Secovi-SP
Tels.: 1256 (Rosana Pinto), 1189 (Shirley Valentin),
1253 (Maria do Carmo Gregório) E-mail: aspress@secovi.com.b
Adicionar comentário