Sindical

Comerciárias de SP fazem de graça o Papanicolau

Como parte das ações do Mês da Mulher, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo realiza até 21 de março campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero. Sindicato propicia gratuitamente o Papanicolau, que deve ser feito por mulheres entre 25 e 59 anos, inclusive grávidas. Por esse exame pode-se diagnosticar a doença em sua fase inicial, com chances de cura de 100%.

Também são oferecidos, sem custos, os seguintes exames: glicemia (diabetes), Índice de Massa Corporal e pressão arterial. Comerciárias e dependentes podem agendar pelo telefone (11) 2142.3350. Os atendimentos são realizados no Ambulatório do Sindicato, na Rua Diogo de Faria, 967, Vila Clementino. Necessário chegar com antecedência de 15 minutos. No caso do Papanicolau, pede-se que não sejam mantidas relações sexuais no dia anterior ao exame.

As mulheres representam 58% dos sócios do Sindicato. Isabel Kausz, diretora da Secretaria da Mulher, está otimista com a iniciativa. Ela diz: “Nosso Ambulatório amplia cada vez mais sua atuação. Já fizemos a campanha de incentivo à mamografia, e agora estimulamos a prevenção contra o câncer do colo de útero. Chamamos todas a participar! Nosso intuito é, no futuro, realizar uma campanha dessas por mês, para que a comerciária se cuide e previna mais, garantindo qualidade de vida”, diz.

Segundo Isabel, a trabalhadora com diagóstico positivo terá acompanhamento gratuito da Secretaria da Mulher do Sindicato e será encaminhada ao sistema de saúde municipal. Do mesmo modo, quem apresentar diabetes ou pré-diabetes receberá instruções para iniciar o tratamento.

A principal causa do câncer do colo do útero é a infecção por alguns tipos de vírus HPV. Fatores como o início precoce da atividade sexual, diversidade de parceiros, fumo e má higiene íntima podem facilitar a infecção. Mesmo que no primeiro exame preventivo não seja detectada alteração, é preciso refazê-lo no ano seguinte. Se novamente não houver alteração, exame poderá passar a ser feito de três em três anos.

MAIS – Site dos Comerciários de São Paulo.

Por Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade