Os consumidores americanos fecharam suas carteiras inesperadamente em setembro, o que significou a quebra de uma série de sete meses de crescimento dos gastos, de acordo com dados do governo divulgados nesta quarta-feira.
No mês passado, os compradores gastaram menos em combustível, mantimentos e suprimentos, compraram menos carros e fizeram menos compras on-line, de acordo com o Departamento de Comércio.
Esta queda em setembro implica em que o momento do consumo perdeu força no final do terceiro trimestre e pode se tornar uma preocupação para a maior economia do mundo.
O consumidor é praticamente o único agente que sustenta a expansão da economia americana, em meio a uma desaceleração global e a uma guerra comercial entre a China e os Estados Unidos que afeta as exportações, os investimentos e os setores industrial e agrícola.
Em comparação com agosto, as vendas no varejo em setembro caíram 0,3%, a US$ 525,6 bilhões, a primeira queda desde fevereiro.
Analistas, pelo contrário, esperavam um aumento de 0,3%, estimando que os consumidores comprariam mais para antecipar novas tarifas sobre produtos de origem chinesa.
Em relação a setembro de 2018, as vendas aumentaram 4,1%.
A venda de carros e autopeças caiu 0,9%, enquanto a atividade de postos de gasolina caiu 0,7%.
AFP
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