Saúde

Covid-19: Pfizer anuncia entrega de mais 5,3 milhões de doses da vacina ao Brasil até domingo

Vacina contra Covid-19 — Foto: Thayna Polin

A farmacêutica americana Pfizer anunciou, na manhã desta segunda-feira (23), a entrega de mais 5,3 milhões de doses da vacina contra Covid-19 até domingo (29).

No total, serão cinco remessas com 1 milhão de imunizantes em cada uma. A primeira desembarca na noite desta terça (24) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Antes de iniciar o novo cronograma, a Pfizer entregou a última remessa que faltava para cumprir a meta de entrega de 17 milhões de doses até o último domingo (22). Com os novos envios em quatro dias nesta semana, o Brasil terá recebido 53 milhões de imunizantes da farmacêutica.

Até agora, a empresa já enviou 52 lotes ao Brasil. No total, o Ministério da Saúde já recebeu 47,9 milhões de 200 milhões de imunizantes da vacina Pfizer/Biontech contratados pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Entregas

Segundo a Pfizer, as doses enviadas ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica.

A farmacêutica prevê entre o final de agosto e setembro a entrega de 52,4 milhões de doses – que fazem parte do primeiro acordo com o governo federal, firmado no dia 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.

O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro.

Nova remessa de 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta terça-feira (17) — Foto: UPS/ALF TV VCP
Nova remessa de 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta terça-feira (17) — Foto: UPS/ALF TV VCP

Começou em abril

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

“As vacinas são despachadas de avião até o Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, para então seguir viagem rumo ao Brasil. Os imunizantes são descarregados do avião entre 30 minutos e 1 hora, dependendo da quantidade, e enviados para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos”, informa a Pfizer, em nota.

Remessas entregues pelo acordo com o Ministério da Saúde

Remessas previstas

  • 24/08: 1.076.400 doses
  • 25/08: 1.076.400 doses
  • 26/08: 1.076.400 doses
  • 29/08: 2.148.120 doses (2 voos)

Entrega pelo consórcio Covax Facility

Armazenamento

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisaautorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade