Sindical

Del Roio fala ao Repórter Sindical sobre Mãos Limpas e Lava-Jato

Jornalista Ariane Soares entrevista José Luiz Del Roio para a Agência Sindical. Foto: Agência Sindical

Repórter Sindical na Web desta quarta (24), das 16h30 às 17h30, vai falar das diferenças e similaridades entre as operações Mãos Limpas, na Itália, e a Lava-Jato, no Brasil. O entrevistado é o ex-senador pela Itália, ex-deputado, escritor e historiador José Luiz Del Roio.

A ideia é que ele mostre a forma com que foram conduzidas as duas operações anticorrupção e suas consequências na política e na economia dos países. “O grupo de juízes que combateu a corrupção na Itália foi contra todos os aspectos, de todos os partidos. Não se fixava apenas em alguns pontos e certos políticos, como a Lava-Jato”, aponta Del Roio.

Imprensa – Outro aspecto a ser tratado no programa desta quarta é a postura da mídia frente às denúncias e aos atos espetaculosos das forças policiais.

Itália – Em 2006, José Luiz Del Roio foi eleito senador pelo Partido da Refundação Comunista, região da Lombardia. Também se tornou membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Estrasburgo, e da União Europeia Ocidental, em Paris.

Militância – Nascido em Bragança Paulista, Del Roio atuou no PCB, foi um dos fundadores da Aliança Libertadora Nacional e viveu exilado no Peru, Chile e Itália, onde criou o “Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano”, hoje mantido pela Universidade Unesp.

Livros – Entre as suas obras publicadas, destacam-se “A História de um dia: 1º de maio”, pela Oboré, e “Itália Operação Mãos – e no Brasil? Quando?”, pela Ícone.

 

ASSISTA – Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical, e das 17 às 18 horas, na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD). O programa também é transmitido na Rádio Web Agência Sindical.
Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.
Mídias – O programa também pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, posteriormente, no canal da Agência Sindical no YouTube.

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade