Igualdade para um futuro melhor!
No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado neste 21 de março, a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) reflete sobre os desafios da igualdade racial para um futuro melhor.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa 56,1% do Brasil. Mas, na prática, esse grupo majoritário não ocupa cargos de decisão ou espaços de destaque. Estrutural, a desigualdade racial no país é inegável e resisti pela fragilidade das políticas públicas de enfrentamento.
“O racismo é algo complexo e afeta o nosso dia a dia. A solução do problema passa pela educação, mas ela sozinha não opera milagres. Entender e desenvolver uma educação antirracista é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa. Assim como desnaturalizar a violência contra pessoas negras e a ausência de negros em determinados locais. A ampliação da representatividade deve ser uma meta social. É preciso, de fato, garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades. Temos que lutar por um país menos indiferente. Chegaremos lá ”, enfatizou professor Oswaldo Augusto de Barros, presidente da NCST, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) e coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).
“Existe uma história do povo negro sem o Brasil; mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro”, uma afirmação de Januário Garcia, fotógrafo e militante do movimento negro, que a NCST ressalta para enaltecer a importância do povo negro.
Por que 21 de março?!
O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville.
Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. A lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.
Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.
RACISMO É CRIME!
Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial – NCST
#Luta #IgualdadeRacial #NCSTContraoRacismo #RacismoNão
Por NCST
Adicionar comentário