O Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical, segue debatendo os impactos negativos da reforma da Previdência proposta por Bolsonaro. A PEC visa impor aos brasileiros uma aposentadoria injusta e prejudica, principalmente, as mulheres.
Agora apresentado às quartas, das 16h30 às 17h30, o programa de hoje (27) recebe a advogada Tonia Galleti – especialista em Previdência e coordenadora do Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos (Sindnapi/Força Sindical).
Para a advogada, que integra a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP, a reforma agravará as desigualdades entre homens e mulheres – mesmo que “com o discurso demagógico de que as mulheres já estão emancipadas e empoderadas”.
Segundo Tonia Galleti, no modelo proposto pelo governo perpetua injustiças. “Em rande maioria, as trabalhadoras se aposentam por idade, pois possuem vida laboral inconstante. Também ganham 30% menos do que os homens, de modo que isso se refletirá em suas aposentadorias”, argumenta.
O texto da PEC aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 para 20 anos. A idade mínima para a mulher obter aposentadoria sobe pra 62 anos. Os professores passarão a ter idade mínima de 60 anos ambos os sexos. O tempo de contribuição (hoje 25 anos para mulher e 30 homem) será de 30 anos para todos.
ASSISTA – O Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical e na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD); às terças, em Brasília, na TVComDF, Canal 12 da NET.
Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.
Mídias – O programa também pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, posteriormente, no canal do YouTube da Agência Sindical.
Agência Sindical
Adicionar comentário