O desabamento de um edifício após incêndio no Centro de SP, em maio de 2018; a tragédia de Brumadinho (MG), em janeiro deste ano, quando se rompeu barragem da mineradora Vale; além de incidentes com viadutos na Marginal Pinheiros e Marginal Tietê, no acesso à Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo, revelam um cenário precário e perigoso, que precisa modificado.
Por conta disso, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) realiza nesta terça (16), às 13 horas, seminário sobre a situação dessas estruturas em todo o País e, em especial, no Estado de São Paulo. O evento ocorre na sede da entidade, à rua Genebra, 25, 1º andar, região central da Capital Paulista.
O Seminário vai reunir especialistas que possam contribuir com diagnóstico da situação nos diversos segmentos, além de propor medidas técnicas e administrativas que tragam segurança à população. A manutenção também propiciaria economia de recursos públicos.
Para o presidente do Seesp, Murilo Pinheiro, é fundamental no debate o papel da engenharia. “Queremos ver de que forma a engenharia pode fazer essa discussão avançar”, diz. Murilo comenta: “Não podemos deixar que pontes, viadutos e até barragens fiquem sem uma rotina de fiscalização”.
Para o dirigente, não adianta simplesmente construir obras e esquecer a manutenção. “Vamos propor a criação de uma Secretaria de Engenharia de Manutenção, com fiscais que verificariam desde a grama até o guard rail de pontes, viadutos e barragens”, explica Murilo.
De acordo com o sindicalista, não haveria custo para as prefeituras. “Teria trabalho, isto sim. Porque o pessoal qualificado já faz parte dos quadros das prefeituras, Estados e governo federal. Basta deslocar para essa Pasta”. Murilo justifica: “A manutenção preventiva sai muito mais em conta do que reparar uma ponte ou viaduto, quando ocorrem incidentes como vimos aqui em São Paulo. Salva vidas, evitando tragédias como houve em Brumadinho”.
Segundo o presidente do Seesp, ao final será elaborado um caderno com as conclusões. Murilo diz: “Esse material será distribuído às prefeituras, governos estaduais e federal”.
O seminário é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3113.2641 e email sindical@seesp.org.br. O evento também será transmitido on-line no site e no canal do Seesp no YouTube.
Mais informações: www.seesp.org.br
Agência Sindical
Adicionar comentário