Pelo menos 110 moradores do estado de São Paulo foram diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo desde o início da pandemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde. Deste total, 59 casos ocorreram na cidade de São Paulo.
Os dados são relativos apenas a casos de pacientes que foram hospitalizados e que tiveram resultado positivo para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno ou também de exames do tipo RT-PCR.
Mais cedo, a prefeitura da capital paulista confirmou 24 casos do diagnóstico duplo na cidade.
Apesar dos relatos de dupla contaminação, especialistas alertam que parte dos casos pode ser de codetecção, e não de coinfecção. Isto significa que parte dos pacientes pode ter recebido o diagnóstico ao mesmo tempo, mas não ter o os vírus da gripe e da Covid-19 atuando no organismo simultaneamente.
“Os métodos para identificar vírus no nosso corpo, como o teste PCR, são muito sensíveis. Eles detectam facilmente pedaços do vírus que não necessariamente estão trazendo infecção ou doença para o indivíduo. Essa codetecção é muito frequente, mas não significa que os dois vírus estão agindo no corpo”, disse o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em entrevista ao g1.
Na capital paulista, há relatos de hospitais que identificaram a dupla infecção pelos vírus Influenza e coronavírus com diagnósticos feitos na mesma semana ou até no mesmo dia.
Em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Ceará, também há registros da “flurona” (veja no vídeo abaixo).
Em São Paulo, a jornalista Giulia Fernandez recebeu a confirmação para Covid-19 e Influenza na mesma ocasião. Os testes foram feitos no dia 20 de dezembro em um hospital particular.
“Como meus sintomas começaram no mesmo dia e fiz teste no mesmo dia, e os dois deram positivo, o período de isolamento foi o mesmo, 10 dias. Mas foram dias muito complicados, quatro dias de cama que eu não conseguia levantar, e a partir disso fui melhorando aos pouquinhos”, contou.
O tratamento duplo ocorreu também na casa do contador Mario Martins Bastos Junior. Tanto ele quanto a esposa foram diagnosticados com Covid-19. Antes disso, o filho, de 19 anos, recebeu um teste positivo para Influenza.
O resultado dos exames tem dois dias de diferença: dia 28 de dezembro para influenza e dia 30 para Covid-19.
“Meu filho está bem, nós três estamos bem, medicados, só o que está perturbando mais é a tosse seca”, disse o contador.
Como ficam os sintomas e o tratamento
Médicos ouvidos pela TV Globo explicaram que a dupla infecção não deve trazer, necessariamente, um aumento no sintoma das duas doenças.
Adicionar comentário