Sindical

Estudantes e trabalhadores voltam às ruas por educação e emprego

Manifestações ocorrem em mais de 150 cidades por todas as regiões do País. Foto: Agência Sindical

Estudantes e trabalhadores se mobilizam hoje (13) para protestar contra o corte de verbas na educação, por emprego e em defesa da aposentadoria. A manifestação foi convocada pela União Nacional dos Estudantes com apoio das Centrais CUT, CTB, Intersindical e diversos Sindicatos. Em São Paulo, o ato começa às 15 horas, no Vão Livre do Masp, na Avenida Paulista.

Temas como salário, saúde pública e o polêmico projeto Future-se, que pretende privatizar as universidades públicas, também estão na pauta dos manifestantes.

UNE – Durante o 57º Congresso Nacional, realizado em julho, em Brasília, a entidade convocou os estudantes para os atos em 13 de agosto. “Já temos confirmadas manifestações em mais de 150 cidades por todo o País”, disse à Agência Sindical Élida Elena, vice-presidente da UNE.

Ela destaca a importância da colaboração e apoio do sindicalismo. “Defender a educação é defender um direito do povo brasileiro. É decisivo organizar essas mobilizações e elaborar estratégias em conjunto com o movimento sindical, para angariar mais da sociedade”, ressalta Élida.

Professores – Para Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), “o ato visa também pressionar o Senado a não aprovar a reforma da Previdência e mostrar o descontentamento com o governo”. Estão previstas caravanas de docentes que virão do Interior do Estado.

CTB – Segundo Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a mobilização desta terça  reforçará a união entre estudantes, professores, sindicatos e trabalhadores, como ocorreu em março. “O ‘tsunami’ deve incentivar um debate nacional em defesa da educação. É uma luta conjunta”, afirma.

Mais informações: www.ctb.org.brwww.fepesp.org.br e www.une.org.br

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade