Sindical

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e pensionistas a entidades supostamente representativas, que ficavam com o dinheiro das mensalidades. O presidente do INSS foi demitido por Lula ainda na quarta (23).

Já o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, nesta quinta (24), mandou suspender todos os descontos mensais feitos por associações e Sindicatos na folha de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social.

A maior entidade de aposentados, idosos e pensionistas, é o Sindnapi, criado pela Força Sindical. A entidade aparece, nas denúncias, como uma das supostas envolvidas.

A Força Sindical publica Nota em que defende a “Operação Sem Desconto” e também o seu filiado.

A Nota:

“Desde a deflagração da Operação Sem Desconto – que visa combater um esquema nacional de descontos não-autorizados em aposentadorias e pensões – iniciada quarta (23), o Sindnapi tem sido citado pela imprensa como um dos alvos da investigação conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

No entanto, conforme esclarecido em Nota Oficial, o Sindicato não cometeu qualquer fraude ou ato ilegal, tampouco recebeu mandado ou notificação relacionados a investigações. Mais do que isso, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, o Sindnapi declarou apoio à Operação Sem Desconto.

Desde sua fundação, no ano 2000, o Sindnapi tem se posicionado de forma firme contra golpes e fraudes, investindo continuamente na prestação de serviços e no atendimento. O Sindicato vem aprimorando seu sistema de filiações, com o objetivo de torná-lo cada vez mais seguro e transparente.

Um exemplo foi a implantação, em 2019, do Projeto Viver Melhor, que exige ficha de adesão com todos os dados do associado, gravação de áudio confirmando a adesão espontânea e registro fotográfico com crachá “EU SOU SINDNAPI”. Além disso, em 2023, a atual gestão, presidida por Milton Cavalo, implementou um modelo de adesão à prova de fraudes, com biometria facial, assinatura digital e reconhecimento de firma em cartório, na ficha de adesão e na autorização para desconto da mensalidade. Todos os documentos dos associados do Sindnapi foram auditados por empresa especializada.

O Sindicato é alvo de atenção apenas por ser o maior, mais antigo e mais representativo da categoria. Conhecemos sua história, a trajetória de seus dirigentes e a idoneidade que os caracteriza. Não há nada a esconder.

A Força Sindical repudia veementemente aqueles que, de forma criminosa, agem de má-fé e se apropriam indevidamente de valores que pertencem a aposentados e pensionistas.

Exigimos a apuração rigorosa e o ressarcimento integral às vítimas desses esquemas.
Seguiremos ao lado do Sindicato Nacional dos Aposentados, na luta por mais direitos para aposentados, pensionistas e idosos, bem como pela valorização de seus rendimentos.

São Paulo, 24 de abril de 2025

Miguel Torres. Presidente da Força Sindical

Por Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade