O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e pensionistas a entidades supostamente representativas, que ficavam com o dinheiro das mensalidades. O presidente do INSS foi demitido por Lula ainda na quarta (23).
Já o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, nesta quinta (24), mandou suspender todos os descontos mensais feitos por associações e Sindicatos na folha de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social.
A maior entidade de aposentados, idosos e pensionistas, é o Sindnapi, criado pela Força Sindical. A entidade aparece, nas denúncias, como uma das supostas envolvidas.
A Força Sindical publica Nota em que defende a “Operação Sem Desconto” e também o seu filiado.
A Nota:
“Desde a deflagração da Operação Sem Desconto – que visa combater um esquema nacional de descontos não-autorizados em aposentadorias e pensões – iniciada quarta (23), o Sindnapi tem sido citado pela imprensa como um dos alvos da investigação conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
No entanto, conforme esclarecido em Nota Oficial, o Sindicato não cometeu qualquer fraude ou ato ilegal, tampouco recebeu mandado ou notificação relacionados a investigações. Mais do que isso, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, o Sindnapi declarou apoio à Operação Sem Desconto.
Desde sua fundação, no ano 2000, o Sindnapi tem se posicionado de forma firme contra golpes e fraudes, investindo continuamente na prestação de serviços e no atendimento. O Sindicato vem aprimorando seu sistema de filiações, com o objetivo de torná-lo cada vez mais seguro e transparente.
Um exemplo foi a implantação, em 2019, do Projeto Viver Melhor, que exige ficha de adesão com todos os dados do associado, gravação de áudio confirmando a adesão espontânea e registro fotográfico com crachá “EU SOU SINDNAPI”. Além disso, em 2023, a atual gestão, presidida por Milton Cavalo, implementou um modelo de adesão à prova de fraudes, com biometria facial, assinatura digital e reconhecimento de firma em cartório, na ficha de adesão e na autorização para desconto da mensalidade. Todos os documentos dos associados do Sindnapi foram auditados por empresa especializada.
O Sindicato é alvo de atenção apenas por ser o maior, mais antigo e mais representativo da categoria. Conhecemos sua história, a trajetória de seus dirigentes e a idoneidade que os caracteriza. Não há nada a esconder.
A Força Sindical repudia veementemente aqueles que, de forma criminosa, agem de má-fé e se apropriam indevidamente de valores que pertencem a aposentados e pensionistas.
Exigimos a apuração rigorosa e o ressarcimento integral às vítimas desses esquemas.
Seguiremos ao lado do Sindicato Nacional dos Aposentados, na luta por mais direitos para aposentados, pensionistas e idosos, bem como pela valorização de seus rendimentos.
São Paulo, 24 de abril de 2025
Miguel Torres. Presidente da Força Sindical
Por Agência Sindical
Adicionar comentário