Com grande participação dos associados, está eleita a direção do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ). A chapa unitária, que recebeu mais de 99% dos votos, amplia a participação feminina, inclusive na vice-presidência da entidade. Pleito aconteceu dias 12, 13 e 14 deste mês.
A Agência Sindical ouviu Eusébio Luis Pinto Neto, presidente reeleito. Ele também preside a Federação Nacional – Fenepospetro.
Principais trechos:
Debate – “O processo eleitoral foi precedido de assembleias com a categoria e debates nos locais de trabalho. Essas atividades reforçam ainda mais os vínculos entre direção e base. O resultado efetivo foi essa participação maciça nos três dias de eleição”.
Dispersão – “A categoria é pulverizada nos postos. Por isso, além da mesa coletora fixa na sede, colocamos mais 13 urnas percorrendo as bases. Nossa região tem uma topografia acidentada. Mas os dirigentes que nos ajudaram no pleito são experientes e colheram o máximo de votos”.
Mudança – “Nessa eleição constatamos uma grande credibilidade da categoria. O pessoal votou confiante na força do Sindicato pra conduzir as lutas e demandas. Isso é um fato que também aumenta a responsabilidade da direção eleita”.
Mulheres – “O aumento da presença feminina na diretoria decorre do avanço na consciência política da mulher, em geral. Hoje, a trabalhadora participa intensamente do mercado de trabalho. Os postos há tempos estão deixando de ser um ambiente masculino. Essa presença maior é conquista das próprias trabalhadoras. Nossa vice é a frentista Maria Aparecida Evaristo”.
Plano – “Nosso Plano de Trabalho dará continuidade ao que já tem sido feito e agrega demandas que surgem nas visitas aos postos e nas assembleias. O fim da escala 6×1 ganhou muita força entre os frentistas. Portanto, passa a ser prioridade do Sindicato, que já lutava pelas 40 horas semanais”.
Prioridade – “A prioridade máxima em nossa categoria é a melhoria na renda. E esse já é um desafio pra campanha salarial dos companheiros da Capital, cuja data-base é 1º de março. Nas demais cidades, a data-base é junho”.
Saúde – “Hoje, o frentista dispõe de plano de saúde ambulatorial. A reivindicação, porém, é de plano ambulatorial e hospitalar, extensivo aos dependentes do sócio. Será um item da nossa pauta junto ao patronato”.
Lazer – “Nosso trabalho é pesado. O lazer é uma reivindicação geral. O Sindicato está em vias de adquirir um terreno onde devemos construir o Clube da categoria”.
Presenças – “Tivemos a presença de sindicalistas da categoria de várias regiões do País. Esse apoio eleitoral mostra nossa unidade, seja em eleições, em campanhas salariais ou na defesa de nossos direitos junto a governos e ao Congresso Nacional”.
Apoios – Eusébio Luis Pinto Neto agradece o apoio de sindicalistas de outras categorias e também de dirigentes da Central Força Sindical. A coordenação jurídica do pleito ficou a cargo do advogado Hélio Gherardi.
Por João Franzin (da Agência Sindical), com colaboração de Estefania de Castro (Sinpospetro-RJ).
MAIS – Saiba mais no site do Sinpespetro-RJ e da Fenepospetro.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário