Sindical

Jornalista fala sobre estragos da capitalização no Chile. Assista!

Severo, que também é escritor, em entrevista a João Franzin, no Instituto Jango-SP. Reprodução: Agência Sindical

O sistema de capitalização, proposto na reforma da Previdência de Bolsonaro, será debatido nesta quarta (24), no Repórter Sindical na Web, pela TV Agência Sindical. O programa, que vai ao ar das 16h30 às 17h30, recebe o jornalista e escritor Leonardo Severo. Ele esteve recentemente no Chile, de onde escreveu uma série de reportagens acerca dos estragos da capitalização chilena, principalmente junto aos idosos hermanos.
A capitalização, proposta na PEC 6, isenta os patrões de recolher sobre a folha de pagamento e passa a responsabilidade de financiar a Previdência integralmente aos assalariados. Ou seja, é a crônica da quebradeira e do calote anunciado.
O modelo, adotado durante a ditadura de Pinochet, foi copiado pelo ministro Paulo Guedes. Os chilenos, que esperavam receber de 70% a 100% do que capitalizaram, recebem hoje de 25% a 30% do previsto. A capitalização só foi boa para as Administradoras dos Fundos de Pensão. Por aqui, seu anúncio fez a alegria dos banqueiros.
Leonardo Severo viu de perto os estragos feitos pelo sistema. “A situação por lá é triste demais. Aposentados foram jogados na miséria. Todos recebem menos que o salário mínimo”, disse à Agência Sindical. O jornalista continua: “Por conta dessa pobreza, muitos acabam cometendo suicídio. Alguns por não terem como sobreviver, outros por vergonha de não conseguir se sustentar e tornam-se dependentes dos familiares”.
ASSISTA – Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical e na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD). O programa também é transmitido na Rádio Web Agência Sindical.
Destaques – A reportagem será o lançamento do 1º de Maio Unificado, realizado pelas Centrais dia 11 de abril. No quadro Correspondente, a jornalista Rita Casaro fala do Seminário dos Engenheiros, dia 30 de abril, que inicia a Campanha Salarial da categoria.
Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.
Mídias – O programa também pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, posteriormente, no canal do YouTube da Agência Sindical.

 

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade