O sistema de capitalização, proposto na reforma da Previdência de Bolsonaro, será debatido nesta quarta (24), no Repórter Sindical na Web, pela TV Agência Sindical. O programa, que vai ao ar das 16h30 às 17h30, recebe o jornalista e escritor Leonardo Severo. Ele esteve recentemente no Chile, de onde escreveu uma série de reportagens acerca dos estragos da capitalização chilena, principalmente junto aos idosos hermanos.
A capitalização, proposta na PEC 6, isenta os patrões de recolher sobre a folha de pagamento e passa a responsabilidade de financiar a Previdência integralmente aos assalariados. Ou seja, é a crônica da quebradeira e do calote anunciado.
O modelo, adotado durante a ditadura de Pinochet, foi copiado pelo ministro Paulo Guedes. Os chilenos, que esperavam receber de 70% a 100% do que capitalizaram, recebem hoje de 25% a 30% do previsto. A capitalização só foi boa para as Administradoras dos Fundos de Pensão. Por aqui, seu anúncio fez a alegria dos banqueiros.
Leonardo Severo viu de perto os estragos feitos pelo sistema. “A situação por lá é triste demais. Aposentados foram jogados na miséria. Todos recebem menos que o salário mínimo”, disse à Agência Sindical. O jornalista continua: “Por conta dessa pobreza, muitos acabam cometendo suicídio. Alguns por não terem como sobreviver, outros por vergonha de não conseguir se sustentar e tornam-se dependentes dos familiares”.
ASSISTA – O Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical e na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD). O programa também é transmitido na Rádio Web Agência Sindical.
Destaques – A reportagem será o lançamento do 1º de Maio Unificado, realizado pelas Centrais dia 11 de abril. No quadro Correspondente, a jornalista Rita Casaro fala do Seminário dos Engenheiros, dia 30 de abril, que inicia a Campanha Salarial da categoria.
Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.
Mídias – O programa também pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, posteriormente, no canal do YouTube da Agência Sindical.
Agência Sindical
Adicionar comentário