A Central Única dos Trabalhadores realiza de 7 a 10 de outubro, na Praia Grande, Litoral do Estado de São Paulo, seu 13º Congresso Nacional. O evento acontece na mesma cidade na qual há 38 anos foi realizado o Congresso que deliberou pela fundação da Central.
Mais de dois mil delegados de todo o Brasil devem participar. O Congresso vai eleger a direção para o período de 2019 a 2023. A organização espera também um número de delegações estrangeiras.
A ex-presidente Dilma, o ex-prefeito Haddad e o ex-ministro Celso Amorim, além de centenas de lideranças sindicais e sociais convidadas, abrem o 13º Concut, na noite desta segunda.
A palavra de ordem do Congresso é “Sindicatos Fortes = direitos, soberania e democracia”. Os congressistas devem aprofundar o debate, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios da classe trabalhadora e do sindicalismo nos próximos anos.
Ataques – Segundo Vagner Freitas, presidente da Central, o evento será um dos mais importantes da entidade, pois acontece num momento de graves ataques aos direitos trabalhistas, ao movimento sindical e à própria democracia. Ele diz: “O governo Bolsonaro não tem respeito com a democracia do País, os trabalhadores e muito menos com o sindicalismo, responsável por inúmeras conquistas que melhoraram a vida de milhões de brasileiros”.
Para o dirigente, o objetivo é acabar com a estrutura sindical. “Bolsonaro conhece a força e a capacidade de organização das Centrais, além do compromisso com os direitos da classe trabalhadora. Por isso, tenta nos destruir”, argumenta Vagner, que deve encerra seu mandato frente à presidência da CUT.
Lula Livre – O reforço junto à base trabalhadora pró-libertação de Lula será um dos temas do Congresso. Lula, que despontou para o cenário nacional e internacional como líder metalúrgico no ABC, é um dos fundadores da Central e referência máxima no campo cutista.
Local – O 13º Concut acontece no Ginásio Poliesportivo de Praia Grande, à avenida Presidente Kennedy, S/N, Vila Nova Mirim, Praia Grande, SP.
Agência Sindical
Adicionar comentário