O programa Repórter Sindical na Web entrevistou quinta (31) o dirigente comerciário Amauri Mortágua. Formado em Direito e vereador, por vários mandatos, em Tupã, onde preside o Sindicato da categoria, ele é o presidente em exercício da União Geral dos Trabalhadores (UGT-SP).
O sindicalista avaliou o encontro da entidade, no final do ano em Praia Grande, quando foram apontadas 16 indicações relativas à reforma da Previdência e adiantou que esse conteúdo será debatido em Campinas, ainda em fevereiro. “Após isso, sistematizaremos as propostas, encaminharemos à UGT nacional e também às autoridades de direito”, diz.
O dirigente também mostrou apreensão frente aos ataques no âmbito da nova lei trabalhista. “Atingiram, ao mesmo tempo, o movimento sindical e a classe trabalhadora”, comenta Mortágua, que prega a necessidade de se defender a Justiça do Trabalho.
Motta – Na UGT-SP, Mortágua substitui Luiz Carlos Motta, agora deputado pelo PR-SP. O parlamentar também preside a Federação dos Empregados no Comércio do Estado. Para o atual presidente da UGT-SP, Motta deve chegar a Brasília com propostas e indicações em defesa dos trabalhadores e de seus direitos.
Ao responder pergunta do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, o líder ugetista adiantou que uma das primeiras iniciativas do deputado Motta deve ser projeto de lei que mude o critério nas indenizações por danos morais, piorado pela reforma trabalhista. “O retrocesso é grande e o trabalhador foi muito lesado. A ideia é restabelecer as condições mais justas”, observa Amauri Mortágua.
O presidente da UGT-SP lamenta que a mudança nefasta só se tornou mais conhecida por força da tragédia provocada pela empresa Vale, em Brumadinho (MG). As indenizações às famílias dos trabalhadores mortos ou a quem sofreu sequela grave tendem a ficar abaixo dos valores assegurados pela lei antes da reforma de Temer, apoiada pelo então deputado Jair Bolsonaro.
ASSISTA – O Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quinta, das 20 às 21 horas, na TV Agência Sindical. Sábado, é veiculado na TV Guarulhos, Canal 3 da NET; às terças, em Brasília, na TVComDF, Canal 12 da NET. Assista no canal do YouTube da Agência Sindical.
Agência Sindical
Adicionar comentário