Sindical

O potiguar Chico Frentista abre a série “sindicalistas nordestinos”

Além de dirigente classista, Francisco Soares tem longo histórico de ativismo político. Foto: Agência Sindical

Francisco Soares de Souza é de Angicos (RN), onde nasceu há 78 anos. Mora em Campinas há 28. O ingresso no sindicalismo ocorreu há mais de 60, ao se filiar ao Sindicato dos Empregados nos Minérios de Areia Branca, Rio Grande do Norte. Foi preso pela ditadura, o que provocou seu exílio na Colômbia.

O popular Chico dos Frentistas é o atual presidente do Sinpospetro Campinas. Fundado em 1992, representa trabalhadores de 24 cidades. A entidade tem ainda quatro subsedes, em Indaiatuba, Mogi Guaçu, Limeira e Mogi Mirim.

O sindicalista inaugura nesta quarta (7) a série de programas no Repórter Sindical na Web com dirigentes de origem nordestina. O objetivo, segundo o apresentador João Franzin (coordenador da Agência Sindical) é mostrar a contribuição desses migrantes para o sindicalismo e o desenvolvimento nacional.

Franzin comenta: “O líder sindical mais popular da história brasileira é um pernambucano, um pau de arara que chegou à Presidência da República e se saiu muito bem. No meu Sindicato, o dos Jornalistas do Estado de São Paulo, o grande dirigente foi o alagoano Audálio Dantas”.

A série não deixa de ser, também, uma forma de responder a recente comentário preconceituoso do presidente Jair Bolsonaro, ao chamar de “paraíbas” os governantes e governados do Nordeste, onde ele teve votação baixa e sua cotação cai a cada pesquisa.

ASSISTA – Repórter Sindical na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical, e das 17 às 18 horas, na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD). O programa também é transmitido na Rádio Web Agência Sindical.

Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade