Neste sábado (8) serão escolhidos cinco representantes que vivem ou já viveram em situação de rua e quatro titulares de organizações que trabalham com a temática.
A Prefeitura de São Paulo organiza uma votação neste sábado (8) para eleger os representantes da sociedade civil que farão parte do Comitê Intersensorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua. O objetivo do grupo é discutir o acesso de pessoas em situação de rua às políticas públicas de saúde, habitação e empregabilidade.
O comitê foi criado em 2013 e é formado por 18 representantes e 18 suplentes do governo municipal e da sociedade civil. Os integrantes da gestão municipal são escolhidos pelas secretarias, enquanto que os 9 integrantes e respectivos suplentes da sociedade civil serão escolhidos com base no resultado da votação. Cinco representantes serão pessoas que estão em situação de rua, ou que já estiveram em tal condição, e 4 serão representantes de organizações que trabalham com a causa.
“O comitê ajuda a construir o plano para a política da população de rua, onde a gente vai indicar as ações que a Prefeitura de São Paulo tem que fazer. A gente também acompanha se essas políticas estão sendo feitas, ou não, monitora e avalia. Esse tema é muito importante, principalmente, dentro desse contexto do aumento dessa população”, diz coordenadora de Políticas para População em Situação de Rua, Giulia Patitucci.
O último censo feito pela Prefeitura de São Paulo censo sobre as pessoas em situação de rua foi divulgado em janeiro de 2020 e mostrou que essa população saltou de 15.905, em 2015, para 24.344 em 2019 – um aumento de 53%.
Os eleitores poderão votar em um representante da população de rua e um de organizações sociais. O mandato possui duração de dois anos. Para votar é necessário ter mais de 16 anos, apresentar documento oficial de identidade com foto e ir até um dos sete locais de votação (veja abaixo) das 9h às 17h no dia 8 de fevereiro.
Locais de votação:
Centro
Centro Pop Santa Cecília – Rua Mauá, 36
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Rua Líbero Badaró, 119
Norte
Centro Pop Santana – Rua Banco das Palmas, 361
Sul
Subprefeitura Santo Amaro, Praça Floriano Peixoto, 54
Leste
CREAS São Mateus – Rua Ângelo de Cândia, 964
Subprefeitura Mooca – Rua Taquari, 549
Oeste
SAS Lapa – Rua Caio Graco, 421
Adicionar comentário