Dia 30 de julho, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro, aconteceu grande ato em defesa do exerício da profissão pelo jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil. O evento reuniu mais de três mil pessoas e se transformou numa histórica manifestação pró-democracia e liberdade de expressão.
Para o presidente da entidade, Paulo Jerônimo de Sousa (Pagê), “a ABI resgata sua tradição de trincheira nas lutas democráticas”.
A Agência Sindical entrevistou o presidente, recentemente empossado. Paulista de Mococa, ele tem larga experiência profissional em redações e assessoria de imprensa, inclusive de três governadores. A posse festiva da diretoria será dia 19, no Rio de Janeiro. Sua fala:
• Trincheira democrática
A ABI retoma sua tradição de trincheira das lutas democráticas e em defesa dos jornalistas e da liberdade de expressão. Vamos atuar em conjunto com as entidades que defendem a liberdade de imprensa, os direitos humanos e a democracia. Também retomaremos as bandeiras nacionalistas, conforme a tradição do nosso histórico presidente Barbosa Lima Sobrinho.
• O ato dia 30
A manifestação em nossa sede reuniu mais de três mil pessoas. Jornalistas da velha guarda, jovens jornalistas, estudantes, sindicalistas, artistas, parlamentares e entidades consagradas, como a OAB, a CNBB, a Fenaj, o Instituto Herzog e vários Sindicatos de Jornalistas.
• Crescimento
Quando começamos a campanha eleitoral, havia 270 sócios adimplentes na ABI. Terminamos a campanha com 500 associados quites. A meta, este ano, é chegarmos a mil sócios.
• Nos Estados
Em São Paulo, já funciona representação da ABI, a cargo do jornalista Ricardo Carvalho. E estamos tratando da abertura de novas unidades, em outros Estados. Diversos Sindicatos de Jornalistas, inclusive o de São Paulo, vão nos liberar espaço em suas sedes.
• Juventude
Vamos criar a categoria do sócio-estudante, com mensalidade reduzida. Queremos renovar a idade média de nossa entidade. A diretoria conta com seis professores universitários na área de comunicação, que vão ajudar nessa conexão com os estudantes.
Retorno – Segundo o presidente Pagê, a Associação Brasileira de Imprensa já atua pra trazer de volta antigos associados. O site da entidade (www.abi.org.br) conta com dispositivo para a associação. A ABI estimula o retorno dos ex-sócios, basta sejam pagas três mensalidades de R$ 40,00.
Agência Sindical
Adicionar comentário