Sindical

Ramalho da Construção finaliza série “Sindicalistas Nordestinos”

Sindicalista fala aos trabalhadores durante greve da categoria, em maio deste ano. Foto: Agência Sindical

Filho de Conceição do Piancó, Paraíba, o sindicalista Antonio de Sousa Ramalho encerra nesta quarta (28), no Repórter Sindical na Web, a série de programas com dirigentes nordestinos. Ele preside o Sindicato da Construção Civil de SP e é um dos dirigentes nacionais da Força Sindical.

ASSISTA – O Repórter na Web vai ao ar toda quarta, das 16h30 às 17h30, na TV Agência Sindical, e, das 17 às 18 horas, na TV Guarulhos (Canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra HD). O programa também é transmitido pela Rádio Web Agência Sindical.

HISTÓRIA – Filho de roceiros, Antonio de Sousa Ramalho desembarcou na Capital paulista em 1968. Seu caminho profissional – e de muitos com sua origem social – foi a construção civil, onde começou como servente.

Enquanto trabalhava duro, o jovem paraibano fazia cursos e ampliava sua capacitação. Com esse esforço, se formou Engenheiro Civil, galgando também posições profissionais, sociais e políticas – Ramalho foi deputado em São Paulo, por duas Legislaturas, pelo PSDB. É membro da Ordem dos Parlamentares do Brasil.

Entre os muitos títulos recebidos pelo sindicalista estão: Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho; Grã-Cruz da Ordem “do Mérito Cívico e Cultural”, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística; Destaque do ano da Promoção da Segurança e Saúde do Trabalhador; e Amigo do Advogado, recebido da Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Barueri.

Em agosto, entrevistamos dirigentes que nasceram em Estados do Nordeste. O primeiro foi o potiguar Francisco Soares de Souza, presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas. Em seguida, o pernambucano Ari Galdino, líder dos Marceneiros de SP, e Maria Auxiliadora, paraibana e presidente do Sindicato dos Empregados em Fábricas de Brinquedo.

Sobre o preconceito manifestado por Bolsonaro, Ramalho afirma: “A Construção Civil tem muitos nordestinos. Ajudamos a construir cidades. Tenho muito orgulho de ser do Nordeste. Povo aguerrido e trabalhador. Só quem não conhece o Brasil pode pensar mal dos nordestinos”.

Perguntas – Pelo e-mail tv@agenciasindical.com.br ou WhatsApp (11) 97471.9071.
OUTRAS MÍDIAS – O Repórter Sindical na Web pode ser acessado por smartphone ou Smart TV. Assista, depois, no canal da Agência Sindical no YouTube.

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade