Prefeitura orientou que população passe o Domingo de Páscoa com o núcleo familiar, com quem ‘você já mora’.
A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (2) mais um balanço epidemiológico da pandemia de Covid-19 na cidade. Analisando os dados, o prefeito Eduardo Paes (DEM) afirmou que as medidas restritivas impostas para o município “começam a dar resultados”.
“Dados mostram que medidas restritivas, por mais que ainda tenha pontos de problema, e ao contrário do que apregoam alguns personagens, as medidas restritivas funcionam, elas têm resultado”, afirmou o prefeito.
Segundo o prefeito, o principal dado considerado pela prefeitura para analisar as medidas restritivas necessárias é o índice de pessoas que chegam a unidades de saúde com sintomas de Covid.
“Foi esse dado que nos fez, há quatro semanas, pela primeira vez adotar medidas restritivas mais rídigas”, disse Paes.
Conforme dito na coletiva, um processo de estabilização desse número foi o que levou a prefeitura a reavaliar as medidas restritivas da “pausa emergencial”, iniciada no último dia 26.
“Esse numero é o principal número, hoje, que guia a nossa tomada de decisões. Esse número aí nos dá uma possibilidade de previsibilidade na tomada de decisões muito grande. Esse número, nas últimas semanas, melhorou”, afirmou o prefeito.
Paes fez uma ressalva para alertar que, na próxima sexta – quando algumas medidas serão afrouxadas –, é possível que a média móvel de mortes na cidade ainda esteja alta.
“Estamos otimistas e esperançosos de que esse número comece a estabilizar e a cair. É importante as pessoas entenderem. Na sexta, vamos reduzir as restrições. Provavelmente, vamos ter na próxima sexta uma media móvel mortes ainda alta”, ponderou o prefeito.
Intenção de compra da Sputnik V
O prefeito também anunciou que, na noite de quinta-feira (2), assinou um “memorando de entendimento” com o consórcio de governadores do Nordeste para comprar oito milhões de doses da vacina Sputnik V.
“Temos um pacto já firmado para a aquisição de oito milhões de doses. É um esforço para que a gente possa acelerar o processo de vacinação”, disse Paes.
Também foram apresentados pelo município dados da vacinação na cidade. De acordo com os números (veja abaixo), mais de 804 mil pessoas foram imunizadas, o que significa que quase 12% da população foram vacinados com a primeira dose.
Dados de vacinação do município — Foto: Divulgação
Adicionar comentário