Brasil

Saiba quais são os 4 golpes mais comuns contra motoristas nos últimos meses

Os golpes mais comuns no mercado automotivo envolvem o pagamento do IPVA, a compra de carro pela internet e roubo de placa

Nos últimos anos, algumas modalidades de golpes se tornaram comuns contra motoristas e donos de veículos. Cada vez mais, os criminosos têm sido criativos, o que tem dificultado ainda mais o combate a essas práticas.

Os golpes mais comuns no mercado automotivo envolve o pagamento do IPVA, a compra de carro pela internet e roubo de placa. A informação é do site Garagem360.

Veja a lista dos golpes:

  • Golpe do IPVA

Criminosos falsificam as páginas das Secretaria da Fazenda dos estados. E, quando o contribuinte faz o pagamento do IPVA, o valor é direcionado para outro destinatário. Para não cair nesse tipo de golpe, faça o pagamento do tributo somente em páginas com final gov.br.

  • Golpe do Gasparzinho

Comumente referido como Veículo Fantasma, este opera da seguinte maneira: criminosos promovem carros com valores abaixo da tabela Fipe e condições extremamente vantajosas para os potenciais compradores. Esses anúncios são disseminados por diversos meios, como jornais, revistas, internet, rádio e TV.

Para conferir autenticidade, os golpistas enviam fotos e vídeos do automóvel, inclusive convidando a vítima para realizar um teste de condução no veículo.

Em seguida, os estelionatários iniciam uma pressão sobre o possível comprador, alegando a existência de outro interessado no mesmo veículo, e que a venda está prestes a ser concluída. Aproveitando-se da ansiedade do comprador, solicitam um sinal, geralmente correspondente à entrada, encerrando o contato em seguida.

  • Golpe da Placa

Anteriormente, o golpe da placa de carro se desenrolava da seguinte maneira: criminosos roubavam a placa e solicitavam uma transferência Pix para devolver o dispositivo de identificação. Atualmente, uma nova estratégia é empregada, seguindo esta dinâmica:

  1. Roubo da placa do veículo sem que as vítimas percebam.
  2. Os criminosos seguem as vítimas.
  3. Sinalizam para o veículo informando que a placa caiu, explicando que estão tentando devolvê-la, o que leva o motorista a parar o veículo.
  4. Abordam imediatamente o proprietário com armas, exigindo dinheiro ou bens.
  5. Em algumas situações, os criminosos chegam a sequestrar o condutor para extorquir mais dinheiro de seus familiares.

Essa tática é particularmente eficaz, uma vez que as vítimas são geralmente abordadas em áreas de baixo movimento.

  • Golpe da Colisão

Conforme sugere o próprio nome, os criminosos provocam uma colisão com outro veículo na traseira. Quando o condutor avalia o ocorrido, é abordado com uma arma e anunciado o assalto.

Essas ações no trânsito aumentam a ansiedade do motorista e prejudicam seu comportamento no trânsito.

Por ICL Notícias

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade