Já circula a edição 587 do Jornal do Engenheiro, produzido pelo Sindicato da categoria no Estado de São Paulo. Informativo aborda os desafios para formar novos engenheiros no País, a contribuição da Federação Nacional na renovação das concessões das distribuidoras de energia, entre outros temas de interesse da categoria.
Murilo Pinheiro, presidente da entidade, avalia a edição: “Este mês trazemos com destaque o debate que deve estar presente ao longo deste ano no Sindicato: o desafio de formar mais e melhores engenheiros para que o Brasil tenha os profissionais necessários à promoção do desenvolvimento e bem-estar da população. A reportagem do JE ouviu inúmeros especialistas, inclusive de fora do Brasil, e traz um quadro amplo dessa questão, bastante útil para que possamos avançar no tema. Acreditamos que a edição traz assuntos relevantes e tratados em alto nível, úteis ao debate da engenharia no Brasil”.
Para Murilo, evitar a evasão dos cursos de engenharia é um desafio que precisa ser enfrentado desde o ensino fundamental. Ele explica: “As crianças precisam desenvolver interesse pelas ciências exatas e a aprenderem efetivamente para que possam no futuro optar pelas engenharias, concluir um bom curso e entrar de forma qualificada no mercado de trabalho. Além disso, as escolas de engenharia devem adotar estratégias de ensino e aprendizado que incentivem os estudantes a aproveitarem a faculdade e se graduarem”.
O dirigente incentiva que jovens procurem e sigam nas áreas da engenharia, ressaltando a presença da categoria nos grandes desafios da humanidade, como o enfrentamento de crises climáticas. Ele frisa: “É uma profissão fundamental para a vida na sociedade. Certamente haverá oportunidades para quem estiver apto a exercer esse ofício. Estudar engenharia certamente não é um passeio, mas vale muito a pena estudar, se dedicar, enfrentar obstáculos e vencer”.
Murilo convida, ainda, que os estudantes procurem o Sindicato desde sua formação. E conclui: “Participem das atividades, associem-se e aproveitem os benefícios disponíveis. Uma excelente oportunidade para obter qualificação e começar a fazer networking desde já é participar do Núcleo Jovem Engenheiro (NJE), que existe desde 2015 no SEESP”.
Outros – O jornal entrevista o engenheiro Valter Knihs, diretor de Sistemas, Industrial & eMobility da WEG Digital e Sistemas, sócio-fundador e membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e da Sindipeças. À Rita Casaro, jornalista do Sindicato, ele aborda os desafios e oportunidades da transição energética e da transformação digital.
Leia – O Jornal do Engenheiro pode ser acessado online no site da entidade. Clique aqui e leia.
MAIS – Site do Seesp.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário