Se quantidade define sucesso, o 29º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região obteve pleno êxito. Se qualidade e representatividade também definem o êxito de um evento, o 29º Seminário alcançou seu objetivo.
O evento, sexta, na sede da entidade, reuniu 190 participantes da categoria, entre cipeiros, técnicos em segurança no trabalho, profissionais de RH, engenheiros de segurança e outros. No total, 230 pessoas.
O evento também marcou retorno do presidente ainda licenciado, Josinaldo José de Barros (Cabeça), que deixou mensagem de união e esperança aos presentes.
O Seminário foi organizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato, coordenado pelo diretor Elenildo Queiroz (Nildo).
Palestras – Ricas em conteúdo, ensejaram perguntas e debate entre os participantes. Outra demonstração de prestígio foi a presença do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e do Cerest local.
Nildo comenta: “Grande presença da categoria de diversas fábricas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Grande também o interesse dos presentes em saber como garantir mais saúde e segurança”. Segundo o dirigente, “quem participou agregou conhecimento sobre as Normas e a legislação”. Isso, ele crê, fortalecerá a atuação das Cipas, que passam também a cuidar de questões ligadas ao assédio. Agora, Cipa+a.
MPT – O representante do Ministério Público do Trabalho discorreu sobre “Impactos psicossociais do assédio moral no ambiente de trabalho”. O dr. Patrick Maia Merísio, procurador da 2ª Região, enfatizou o compromisso do órgão em prol da segurança, da saúde dos trabalhadores.
Fundacentro, Superintendência Estadual do Trabalho e Espaço Cidadania também participaram. O metalúrgico de Osasco, Carlos Clemente, fundador do Cidadania, destacou a presença dos órgãos públicos: “Poucos Sindicatos têm condição de reunir Ministério do Trabalho, Ministério Público, Fundacentro, Cerest, palestrantes desse quilate e um auditório muito interessado”.
VÍDEO – Clique e assista à entrevista com o dr. Patrick.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário