Sindical

Sindicalismo conquista no Acre

De São Paulo a Rio Branco, Capital do Acre, são 4.238 quilômetros. O Estado possui 880 mil habitantes. Em plena Amazônia, mas a Noroeste, o Acre faz divisa com Bolívia e Peru.

No que diz respeito aos trabalhadores e, especificamente, aos empregados em postos de combustíveis, o Estado conta com pouco mais de dois mil frentistas e outros profissionais no mesmo setor

E tem sindicalismo no Acre? Tem. No caso dessa categoria, a representação dos trabalhadores está a cargo da Federação Nacional, Fenepospetro, presidida por Eusébio Luis Pinto Neto.

Dia 24 de março, a Fenepospetro e o patronal (Sindepac) assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho. As negociações, pelos empregados, foram conduzidas por Ageu Soares, que preside o Sindicato de Rondônia, com suporte do dr. Yuri Alves, advogado da Fenepospetro.

Avanços – O presidente Eusébio faz um balanço positivo. Ele diz: “Negociamos e a Convenção já está valendo. O Piso local chega a R$ 1.925,82. Garantiu-se, ainda, o adiantamento quinzenal, de 50% do salário, acrescido da parte referente ao Adicional de Periculosidade”.

Treinamento – Para ser frentista, a pessoa faz curso mínimo de 15 dias. Devido ao contato com produtos lesivos à saúde, como o benzeno na gasolina, o trabalhador passa por treinamento – PGR. Os custos correm por conta do empregador.

A Cláusula 4ª da Convenção Coletiva estipula que, em setembro, a categoria acreana receberá Adicional de 15% sobre o Piso da categoria.

Já a Cláusula de número 12 garante ao trabalhador seja incluído no cálculo das horas extras (das 22 às 5 horas) a parte referente ao Adicional de Periculosidade.

Sem gato – A Convenção Coletiva do Acre proíbe a contratação de empregados para os postos utilizando-se as Cooperativas de mão de obra, quase sempre gatos.

Outra cobertura da CCT é quando morre trabalhador. O dependente legal faz jus ao recebimento de três salários mínimos vigentes – isso daria hoje R$ 4.554,00.

O Brasil possui mais de 500 mil trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência, organizados em mais de 70 Sindicatos, uma Federação estadual e outra Nacional.

MAIS – Site da Fenepospetro. Subsede da Federação no Acre (Estrada do Aviário, 1094, Bairro Aviário, Rio Branco). Telefone (68) 3221.0196.

Por Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade