Artur Bueno de Camargo é sindicalista e preside a Confederação Nacional da categoria da Alimentação (CNTA Afins). Ele participou do G20 Social, na condição de representante dos trabalhadores no Conselho do Sesi, inclusive da cerimônia de entrega oficial do documento.
Artur expõe as suas impressões:
Peso histórico – “A dimensão do G20 é impressionante, pois reuniu 19 dos maiores líderes mundiais, que representam 85% do PIB planetário”.
Pobreza – “O grande feito foi consolidar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com a adesão de 81 Nações”.
Lula – “O Presidente foi brilhante ao conseguir posicionar o combate à fome e à pobreza na grande agenda geopolítica”.
Riqueza – “O grande marco político da Cúpula do G20, e Lula teve participação decisiva, foi reforçar a necessidade de taxação das grandes fortunas, escapando da armadilha de que o equilíbrio fiscal deve acontecer em cima de programas sociais, prejudicando os mais pobres”.
Vigor – “A grande presença popular e a participação qualificada nos painéis deixaram claro haver um forte vigor político na sociedade, uma real disposição por construir um mundo mais equilibrado e garantir um planeta sustentável. Havia gente de todas as faixas etárias, de diferentes origens sociais e orientações políticas amplas”.
Haddad – “O ministro da Fazenda foi astuto ao divulgar nomes e volumes de isenção fiscal pra grandes conglomerados, inclusive do agronegócio. A simples redução de 10% dessas isenções já carrearia ao Estado mais de R$ 50 bilhões, tapando qualquer déficit que o lobby da Faria Lima tem apontado”.
Dia seguinte – “O presidente Lula, que teve de fato um desempenho memorável, chamou atenção de todos (pra não dizer que puxou a orelha), lembrando que as resoluções precisam ser postas em prática, que a sociedade deve se mobilizar e lutar pelas metas traçadas”.
Sindicalismo – “Muito boa a Nota Unificada das Centrais. Mas entendo que devemos nos preparar mais ante esses grandes eventos, para que o sindicalismo fale e seja ouvido”.
DOCUMENTO FINAL – Clique e leia aqui.
Por Agência Sindical
Adicionar comentário