Sindical

Sindicalização será fundamental neste ano, orienta Vargas Netto

Consultor comenta a necessidade da unidade de ação e da busca por novos sócios. Foto: Agência Sindical

O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto abriu sua série de artigos, em 2020, com o texto “Início de ano”. Ele escreve: “Duas preocupações, uma estratégica e outra tática, devem orientar as mentes dos dirigentes neste início de 2020”. Vargas reafirma a necessidade da unidade de ação e indica a importância da sindicalização, com novos sócios ou buscando de volta quem era associado ao Sindicato.

Com relação à conjuntura econômica, ele pondera que, “qualquer que seja o cenário, desde que não aconteça o pior, pode-se pensar em um relaxamento das preocupações da massa dos trabalhadores. O emprego conquistado tem incidência exígua e características medíocres com grande informalidade e deterioração de salários, mas servirá de colchão social e de base para as demagogias antissindicais do governo”.

Agência Sindical ouviu Vargas Netto sobre sindicalização. Ele diz: “Depende da vontade do dirigente. Uma vez decidido, caberá tratar com o conjunto da diretoria e dos ativistas como fazer”. Ele não acredita que seja momento de grandes campanhas. “O indicado é atuar pontualmente, em cima de demandas da empresa ou de algum setor. E a partir isso sindicalizar”, afirma.

Ainda quanto às iniciativas de sindicalização – para agregar novos ou trazer de volta antigos sócios -, ele sugere que “façamos a partir do pequeno, ou seja, de uma demanda local, de uma questão específica”. O resultado vai indicar caminhos, ou seja, se a sindicalização vai apoiar-se nas demandas locais ou se haverá necessidade de uma campanha maior e mais articulada.

João Guilherme Vargas Netto lembra que o quadro da sindicalização de 2019 ainda não foi apurado e alerta que o funcionalismo poderá ter problemas a partir de março, “quando começa o desconto da Previdência, que será mais alto e terá impacto no salário”. A seu ver, essa situação “pode levar à redução no número de sindicalizados no segmento”.

Site – Clique aqui e leia o artigo, na íntegra, no site da Agência Sindical. O fecho diz: “compreender corretamente o que se passa na economia e na sociedade e agir de maneira unitária com vontade firme de resistência, eis as duas preocupações, estratégica e tática, do movimento sindical neste início ano”.

 

Agência Sindical

Jornal Imprensa Sindical

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade