O Sindicato dos Professores de São Paulo – Sinpro-SP – é o tema de hoje (20) da série “Sindicalismo e Assistência”. A entidade, que tem mais de 60 anos, representa os professores das escolas particulares da Capital, da pré-escola à pós-graduação.
Sílvia Barbara, diretora de Imprensa, destaca duas áreas na prestação de serviços: a Jurídica e a Previdenciária. “Além dos processos individuais, o Jurídico ingressa com ações coletivas. Ao constatar irregularidade trabalhista, entramos como substituto processual dos professores, evitando que se exponham”, explica Sílvia.
Um exemplo diz respeito ao FGTS. Há escolas que deixam de recolher. Se o professor busca o Sindicato e se constata o problema, que geralmente atinge outros colegas, há a possibilidade da ação coletiva contra o empregador. Neste caso, o Sinpro-SP, como substituto processual, não precisa de autorização expressa. Isso não elimina eventual ação individual, caso o docente opte por ela. As demissões em massa, em junho, na Uninove e na Rede Laureate, abrem possibilidade de ações coletivas.
Aposentadoria – O Departamento Previdenciário do Sinpro-SP oferece assessoria gratuita aos sócios em questões relacionadas a benefícios e contribuições do INSS, principalmente contagem de tempo pra aposentadoria. A Convenção Coletiva garante estabilidade no emprego a quem falte menos de dois anos pra se aposentar.
Fono – A voz é instrumento no trabalho do professor. O Sinpro mantém Programa de Saúde Vocal, que oferece contínua prevenção e tratamento de distúrbios da voz. Esse atendimento também é grátis aos sócios.
Saúde – Convênio possibilita aos associados descontos em serviços de várias operadoras de planos, bem como em laboratórios, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas e psicopedagogos.
Cursos – O Sinpro promove cursos de atualização profissional. Sindicalizado tem 50% de desconto.
Colônia – A categoria dispõe de Colônia de Férias na Vila Caiçara, Praia Grande, com 20 apartamentos, quadra poliesportiva, duas piscinas (uma infantil), restaurante e infraestrutura completa.
Serviços – O Sindicato também oferece serviços como homologação, que confere as verbas rescisórias e faz ainda atendimento eletrônico de tira-dúvidas nas áreas trabalhista e previdenciária. Outro serviço é o banco de currículos, que cadastra o profissional junto a escolas.
Presidente – Luiz Antonio Barbagli, presidente do Sindicato, afirma: “O Sinpro-SP fez a opção de se manter apenas com as mensalidades associativas. E estamos conseguindo”.
Mais – Acesse o site do Sinpro-SP
Agência Sindical
Adicionar comentário