É com grande preocupação que constatamos o numero de trabalhadores que adoecem no setor de saúde. Parece um paradoxo: quem trabalha em hospitais adoece mais do outras categorias. No entanto, o fato é comprovado por estatísticas do Ministério do trabalho. No sindicato recebemos diariamente profissionais com problemas de saúde.
E não são apenas casos de acidentes de trabalho mais comuns, como os provocados por perfurocortantes, ergonômicos e outros inerentes aos riscos da profissão da Enfermagem.
Muitos adoecimentos são de difícil diagnóstico e neo causal, motivados por assédio moral, ameaças, cobranças de resultados sem o devido apoio financeiro, material ou humano para a sua realização, pressão da chefia por prazos irreais e outros métodos de gestão nocivos ao ambiente de trabalho.
Na área de saúde, cada vez mais os gestores estimulam práticas que levam ao adoecimento. É comprovado pela Medicina do Trabalho que os ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, a manifestação de insatisfações e as sugestões dos trabalhadores em relação à organização ou ao trabalho desempenhado provocam tensão, estresse, sofrimento e distúrbios mentais. Os transtornos mentais ocupam índice alarmante no setor da saúde. Os mais comuns são a síndrome do pânico, fadiga e esgotamento profissional ou burn-out (síndrome do esgotamento ou estafa).
Para fortalecer a luta pela melhoria das condições de trabalho nos hospitais e estabelecimentos de serviços de saúde, o Sindicato criou o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde (DSST), com especialidade em transtornos mentais. DSST, uma técnica de enfermagem e um médico do trabalho estão à disposição da categoria para esclarecer dúvidas e dar apoio aos trabalhadores.
Cuide de sua sáude! O Sindicato existe para proteger você!
Presidente do SINSAUDESP e da CNTS
Email:liao@sinsaudesp.org.br Site:WWW.sinsaude.org.br
Adicionar comentário