Internacional

Stan Lee: co-criador da Marvel Comics morre aos 95 anos

Stan Lee nasceu como Stan Lieberman em 1922

O escritor americano e co-criador da Marvel Comics, Stan Lee, morreu aos 95 anos de idade.

Lee e Jack Kirby fundaram a empresa em 1961, começando com O Quarteto Fantástico e criando títulos como Homen-Aranha e O incrível Hulk.

A esposa de Lee, Joan, morreu em 2017 – também com 95 anos – mas ele deixa sua filha, JC Lee.

Falando ao site TMZ , JC disse que seu pai era “o maior e mais decente homem”.

Lee posa com um dos seus super-heróis mais amados, o Homem-Aranha, na estréia de Homem-Aranha 2

Lee posa com um dos seus super-heróis mais amados, Homem-Aranha, na estréia de Homem-Aranha 2 (PA)

 

O lendário autor de quadrinhos morreu no Centro Médico Cedars Sinai, em Los Angeles, na segunda-feira, após uma emergência médica, segundo a revista Variety.

Nos últimos anos, Lee sofria periodicamente de doenças, incluindo um surto de pneumonia, informou a mídia norte-americana.

Bob Iger, presidente da Walt Disney Company, que comprou a Marvel Comics por US $ 4 bilhões em 2009 , chamou Lee de “um super-herói por si só” em um comunicado.

“A escala de sua imaginação só foi excedida pelo tamanho de seu coração.”

Lee era conhecido por fazer uma participação especial em todos os filmes da Marvel, apesar de ter deixado a companhia Marvel em 1972. Ele permaneceu presidente emérito.

Os super-heróis da Marvel que Lee criou, incluindo Homem de Ferro e Capitão América, resultaram em alguns dos maiores filmes de bilheteria de Hollywood, com o mais recente filme da Marvel, Infinity War, ganhando mais de US $ 1,5 bilhão.

No domingo, o Veteran’s Day, sua página oficial do Facebook compartilhou uma foto de Lee no Exército, notando que seu apelido durante a Segunda Guerra Mundial era o dramaturgo.

Quem foi Stan Lee?

Lee nasceu em 1922 para imigrantes judeus da classe trabalhadora da Romênia.

Ele começou a trabalhar na seção de quadrinhos da Timely Publications – uma empresa que acabaria se transformando na Marvel Comics – e se tornou editora de quadrinhos lá aos 18 anos.

Mas por anos Lee escreveu apenas quadrinhos simples com foco em histórias de crime, horrores e faroestes voltados para jovens leitores.

Aos 40 anos, Lee decidiu desistir de quadrinhos. Mas sua esposa, Joan, pediu que ele criasse os personagens que ele sempre quis escrever como seu cântico de cisne.

E em 1961, Lee criou o Quarteto Fantástico.

 

 

 

 

 

BBC NEWS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade