As emoções têm uma influência relevante nos processos cognitivos, incluindo percepção, atenção, aprendizagem, memória, raciocínio e resolução de problemas.
As emoções influenciam particularmente a atenção, a seleção que fazemos para o que daremos foco e como agiremos. Portanto, não existe processo de aprendizagem de idioma estrangeiro sem emoções envolvidas.
A questão é que tipo de emoções sentimos quando estamos estudando ou usando um idioma estrangeiro em reuniões. Se elas forem negativas, como o medo, limitarão nosso foco para a ameaça que elas causam. Desta forma, a retenção do conteúdo na memória de longo prazo será muito baixa ou inexistente.
Por outro lado, se elas forem positivas, ampliarão nosso repertório de pensamentos e ações combinados. As emoções positivas atuam em nossa memória e nos permitem ter uma visão mais ampla, fazer conexões, mudar nossos pensamentos, ser mais criativos e tudo isso eleva nosso potencial de aprendizagem. As emoções positivas mais frequentes são:
Passado satisfação, contentamento, realização, orgulho e serenidade
Presente alegria, êxtase, tranquilidade, entusiasmo, prazer e flow
Futuro otimismo, esperança, fé, confiança e segurança
Caso as emoções negativas estejam no seu caminho, criando barreiras, será preciso que o aluno faça um mergulho interior e observe quais emoções sente em aula e quando tem de se comunicar no idioma estrangeiro.
Adicionar comentário